O vereador William Rogers, na sexta-feira (10.02.2023) entregou ao governador Jerônimo Rodrigues, que esteve no município para a inauguração do novo CETEP-PNI, solicitações que visam atender reivindicações dos moradores da região de Gameleira e adjacências.
O primeiro pedido do edil visa a alteração da operação do sistema de
abastecimento de água que, segundo o que solicitou Rogers, não consegue
mais atender a demanda pelo líquido precioso e que, sendo prontamente atendido
pelo chefe do executivo estadual, possa incluir também, além das atuais
comunidades atendidas, Fazenda Várzea, Várzea das Pedras e Malhada da Areia. Em
resposta, a chefe de gabinete do governador da Bahia informou que a demanda foi
encaminhada para a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento.
O segundo pedido de William, a adequação do campo de futebol de Gameleira
com as devidas melhorias e a construção de vestiários e alambrados, este ainda
não foi respondido por Rodrigues.
Já a terceira solicitação, construção de uma praça de convivência e a
instalação de uma academia da saúde teve a resposta por parte do gabinete
do governador Jerônimo, onde foi informado a William que “encaminhamos às Secretarias de desenvolvimento Urbano e da Saúde”.
É um passo importante para o
distrito de Gameleira e adjacências e também demonstra o respaldo do representante
local, William Rogers, a resposta oficial em pouco mais de 72h (setenta e duas)
horas obter respostas e encaminhamentos das solicitações, por parte da equipe
do governador Jerônimo.
Na última sexta-feira, 10 de fevereiro, durante a visita do governador Jerônimo Rodrigues à Câmara de Jaguarari, por ocasião da inauguração do CETEP-PNI, os vereadores Franco Melo e João Paulo não perderam a oportunidade de solicitar ao chefe do executivo estadual obras e benefícios à população jaguarariense. Os edis, recém empossados para o segundo mandato consecutivo como presidente e vice, respectivamente, da Mesa Diretora do legislativo municipal possuem vastos serviços prestados ao município e possuindo, assim, grande responsabilidade em atender os inúmeros pedidos dos moradores, entregaram ao governador Jerônimo 6 (seis) ofícios com as demandas de:
1. Instituição de Companhia da Polícia Militar Independente em Jaguarari, com o objetivo de atender a demanda por maior efetivo policial, bem como atender as localidades maiores com policiamento permanente;
2. Criação de um centro de comercialização às margens da BR- 407, para que os produtores e artesãos possam ter um local propício para a comercialização de seus produtos, gerando mais renda e vagas de empregos;
3. Oferta de cursos de qualificação profissional para Jaguarari, permitindo que a juventude e também os adultos possam se qualificar profissionalmente, tornando-se pessoas com maior facilidade de adquirir independência financeira;
4. Construção de areninha esportiva na sede do município, de modo a permitir o estímulo à prática esportiva e reduzir o envolvimento dos jovens com a criminalidade;
5. Ações de melhorias e de promoção da segurança no tráfego de veículos automotores na BR-407, com a implantação de lombadas e radares na região de Aroeira até o povoado de Catuaba e;
6. Pavimentação asfáltica do contorno até o cemitério local na sede de Jaguarari, o que permitirá uma maior fluidez do tráfego de pessoas e veículos.
“Este foi apenas o primeiro passo em busca de proporcionar mais melhorias para o nosso povo”, destacou João Paulo. “O homem [Jerônimo] é humilde demais e não tenho dúvidas que vai atender as nossas reivindicações”, completou Franco Melo, chefe do legislativo municipal.
Mais de 800 estudantes já estão matriculados no novo Centro Territorial De Educação Profissional (CETEP) do Piemonte Norte do Itapicuru, em Jaguarari. A unidade, entregue nesta sexta-feira (10) pelo governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e da secretária da Educação, Adélia Pinheiro, recebeu investimentos da ordem dos R$ 26 milhões e conta com 24 salas de aula, quatro laboratórios, dois espaços multifuncionais, biblioteca, auditório, quadra coberta, campo de futebol society, vestiários e outros equipamentos. Jerônimo também entregou um ônibus escolar para o município. O governador e o ministro Rui Costa receberam ainda a Comenda Seis de Agosto, da Câmara Municipal de Vereadores, por benefícios levados a Jaguarari.
Jerônimo Rodrigues destacou que a escola entregue em Jaguarari não é apenas um prédio bonito e bem equipado. “A fachada é bonita, nos causa orgulho, mas nós temos que mostrar que, mais que isso, aqui dentro tem vidas sendo preparadas e cuidadas com o maior amor, com a maior dedicação, por professores e professoras, coordenadores e coordenadores, pelas merendeiras, pelas pessoas que cuidam dos serviços gerais”.
Jerônimo ressaltou a importância da alimentação dos estudantes no ambiente escolar. “Agora, nós distribuímos alimentação, todas as refeições diárias. E com o tempo, conseguiremos fazer com que todos os produtos distribuídos na alimentação escolar sejam comprados da agricultura familiar”.
O ministro Rui Costa falou da importância da Educação para o desenvolvimento do País. “O presidente Lula, em uma mensagem muito clara, está dizendo que o Governo Federal vai participar, junto às prefeituras e governos estaduais, dos investimentos nas escolas em tempo integral, como uma forma de proporcionar educação profissional, acesso aos esportes e às linguagens culturais e artísticas. Então, este prédio e estas instalações pertencem aos jovens de hoje e de amanhã. Por aqui passarão muitos artistas, engenheiros, médicos. Cuidar deste equipamento é cuidar do futuro dos nossos filhos e dos nossos netos”.
Para a secretária Adélia Pinheiro, “a estrutura qualificada, com laboratórios, quadras, auditório e refeitório permitem ao estudante e ao professor o pleno exercício de atividades práticas que vinculam teoria, metodologia e o fazer, que é parte do processo de aprendizagem”. Segundo ela, a unidade oferece ensino médio e em tempo parcial e em tempo integral, além da Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional e Tecnológica. “São ofertados três cursos, um deles de nutrição e dietética, e também agropecuária, que são cursos que atendem às necessidades regionais, as necessidades de formação de técnicos para dar suporte ao poder econômico e às necessidades das cadeias produtivas aqui da região”.
Estudante do terceiro ano, Isabela Duarte está empolgada com o novo colégio. “Isso incentiva muito os estudos, porque nós começamos agora a tocar nos objetos que na escola anterior não tinha, como toda esta infraestrutura para a gente estudar mais a fundo. As aulas de química, física e biologia eram feitas mais em livros e aqui a gente tem mais a estrutura física para conhecer as coisas que a gente não sabia antes, que a gente só via pelos livros. Eu achei o colégio bastante incentivador para estudar mais”.
Fonte: Secom
Fotos: Portal Jaguarari
Um incêndio atingiu um imóvel próximo a Avenida Caraíba, em Pilar, distrito de Jaguarari, na tarde desta terça-feira (31/01), por volta das 14h20. Não há registro de feridos.
Segundo informações, o local abrigava um mercadinho que estava desativado. O fogo se espalhou rapidamente destruindo o teto do local. A grande quantidade de fumaça deixou moradores próximos assustados e aflitos com a situação.
A ocorrência mobilizou a Polícia Militar, dois caminhões pipas, mais um caminhão tanque da Brigada de incêndio e viaturas de resgate da mineradora de Pilar, além de uma equipe do 2⁰ pelotão do 9⁰ Grupamento de Bombeiros Militar, com mais um caminhão tanque. As chamas foram controladas evitando danos maiores. Os Bombeiros realizaram o rescaldo do local e avaliação do imóvel, a ocorrência foi finalizada no final da tarde.
Não há informações das causas do incêndio.