Um estabelecimento comercial, localizado na Travessa Pedro Santana, centro de Jaguarari, foi invadido e teve vários objetos furtados, na madrugada de domingo (23/04).

Segundo informações da PM, por volta das 05h20 da manhã de domingo, a guarnição realizava rondas no centro da cidade, quando se depararam com a porta de vidro tipo blindex quebrada de uma loja. Os policiais entraram em contato com a proprietária, que ao verificar o local percebeu que foi furtado, 5 caixas de som das marcas: KTS, JBK, Asion, MiniStar e Wireless Speaker, 3 caixas de som portáteis e um aparelho celular da marca Multilaser.

A PM realizou diligências no intuito de localizar os suspeitos, porém sem êxito. Os militares orientaram a vítima a registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil.

Portal Jaguarari, com informações da PM

Na tarde desta quinta-feira (20), foi realizada a 8ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Jaguarari. Após a leitura e aprovação da ata da sessão anterior, foi realizada a leitura dos expedientes recebidos e emitidos pela secretaria da casa. Além disso, o plenário da Casa apreciou a concessão de Moção de Pesar para cidadãos jaguararienses que faleceram recentemente.

Entre as matérias discutidas e aprovadas pelos vereadores estão:

REQ 32/2023 – Construção de Posto de Saúde entre as comunidades Várzea das Pedras e Malhada da Areia. (Dourival Borges);
REQ 33/2023 – Construção de Posto de Saúde para atender o Povoado de Barracão e adjacências. (Dourival Borges);
REQ 35/2023 – Disponibilizar água para a consumo humano nas Ruas Silvaneta Pereira e Antônio Alves, no distrito de Flamengo. (Lourival Sandes);
REQ 36/2023 – Padronização das barracas e construção de box na Rua do Comércio, no distrito de Flamengo. (Lourival Sandes);
REQ 42/2023 – Complementação do calçamento das Ruas: Av. Juazeiro, Av. Senhor do Bonfim, Rua Tomé de Souza e Rua do Campo, no Distrito de Juacema. (José Narciso);
REQ 43/2023 – Construção de passagem molhada na estrada entre as comunidades de Varzinha e Britos. (José Narciso);
REQ 44/2023 – Contratação de um carro de apoio à saúde para atender as comunidades de Sussuarana, Quixaba, Ocorrência, Bom Despacho e Sítio Bagaceira. (Nivaldo Torres);
REQ 45/2023 – Pavimentação asfáltica da Rua do Engenho, seguindo até a Creche e a Garagem Municipal, subindo até a Embasa e entrando na Avenida João Reginaldo Sobrinho em todo o entorno da Câmara Municipal de Jaguarari. (Franco Melo);
MP – Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. Manoel Lopes Conceição, mais conhecido por “Neco”, residente na Sede. (Dourival Borges);
MP – Moção de Pesar pelo falecimento dos jovens Emerson da Silva Conceição e Vitor da Silva Santos, residentes em Gameleira e Andrey da Silva Reis e Cristiano Cipriano da Silva, residentes em Jacunã. (Legislativo);
IN Nº 05/2023 - Indica ao Chefe do Executivo Municipal a implantação do acesso digital nas escolas públicas do Município no sentido de coibir o acesso de pessoas estranhas ao espaço físico das escolas. (Nivaldo Torres);
PR Nº 03/2022 – Dispõe sobre a constituição da Comissão Especial de Reforma e Atualização do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Jaguarari-Ba. (Mesa Diretora);
PL Nº 04/2022 – Dispõe sobre a divulgação da relação de medicamentos de distribuição gratuita, disponíveis e faltosos, na rede pública de saúde do Município de Jaguarari. 2ª votação (Márcio Gomes).

Acompanhe o trabalho do legislativo através das nossas redes sociais:

Instagram – @camaradejaguarari
youtube.com/@camaradejaguarari9520


ASCOM – Câmara de Vereadores de Jaguarari

Visando fortalecer o comércio, facilitar a abertura de novas empresas e garantir o desenvolvimento econômico local, o Presidente da Câmara de Jaguarari Franco Melo, realizou na manhã desta terça-feira (18), uma importante reunião na sede do poder legislativo onde foram debatidas adequações ao Código Tributário de Jaguarari. Presentes ao encontro os vereadores: Lourival Sandes e José Narciso – Budé, além do Secretário de Meio Ambiente – José Roberto de Siqueira Lima, o Secretário Adjunto – Marcel Araújo, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Raimundo Gomes, a Chefe do Setor de Tributos da Prefeitura de Jaguarari – Zélia Lopes e equipe técnica.

Em sua fala Franco Melo, que também é comerciante elencou algumas dificuldades enfrentadas pelas empresas do município. “Temos que buscar formas de desburocratizar o processo de abertura de novas empresas em Jaguarari. Hoje o empresário que quer abrir uma empresa enfrenta muitas dificuldades para conseguir a liberação da licença ambiental, alvará e taxas tributárias e temos que buscar meios para facilitar a abertura das empresas em nosso município. Para isso temos que reformular o Código Tributário, ajustando taxas e adequando a realidade atual pós pandemia”, pontuou.

Um novo encontro já está agendado e cada secretário deverá apresentar opções que garantam condições acessíveis para a manutenção das empresas existentes e a abertura de novas empresas no município.

ASCOM – Câmara de Vereadores de Jaguarari

NOTA PÚBLICA

         A COOPASAUD - COOPERATIVA DE TRABALHO EM ASSISTENCIA SOCIAL E SAUDE DO ESTADO DA BAHIA LTDA, inscrita no CNPJ Nº 20.971.571/0001-80, a intermédio de sua Presidente Lorena Santos Aragão dos Santos, vem a público se MANIFESTAR sobre vídeo que circula nas redes sociais acerca de falsas acusações à sócia cooperada médica que estava no plantão do Hospital Municipal de Jaguarari/BA, no dia 10 de abril de 2023, segunda-feira.

     Acontece que a representante do menor queria que a MÉDICA REALIZASSE ATENDIMENTO DO PACIENTE FORA DAS DEPENDÊNCIAS DO HOSPITAL E DENTRO DO CARRO, ainda queria que a MÉDICA PROCEDESSE COM MEDICAÇÃO NÃO CONDIZENTE COM O QUADRO CLÍNICO DO MENOR.

        Após explicações, a representante do menor, o trouxe para dentro da unidade e o mesmo RECEBEU TODO ATENDIMENTO MÉDICO NECESSÁRIO. Bem como toda a equipe do plantão, cumpriu o papel de acolhimento, explicações e atendimento técnico para a criança.

            Explicamos que a unidade de saúde é o local apropriado e devido para atendimento de médico, principalmente, porque no caso em questão demandava procedimento invasivo visando salvaguardar a integridade física do menor.

          Todo profissional de saúde, quando faz seu juramento ético se compromete a zelar pela saúde e bem-estar de seu paciente, e ainda agir com consciência e dignidade e DE ACORDO COM AS BOAS PRÁTICAS MÉDICAS.

       Assim, o atendimento fora da unidade médica, quando depende de procedimento invasivo não condiz com a regular conduta médica, estando o procedimento da Medica correto em direcionar o paciente para as dependências internas do hospital. Salientamos ainda, que o representante e/ou paciente não possui capacidade técnica para prescrever medicamentos, tal dever cabe somente o profissional MÉDICO.

           Entendemos que quando algo acontece com quem muito amamos, acabamos vivendo um momento de fragilidade emocional buscando, ao nosso modo, a melhor alternativa. Entretanto, os profissionais de saúde são os únicos técnicos capazes de indicar a melhor forma de atendimento visando salvaguardar a integridade e saúde de todo e qualquer paciente.

         Desta forma, externamos nosso repudio àqueles que proferiram ataques contra a médica plantonista sem conhecer toda o acontecido. Nos manteremos firmes e avante, zelando sempre pela verdade e pela valorização do trabalho humano.


Lorena Santos Aragão dos Santos
Diretora Presidente

VÍTIMAS: Cristiano Cipriano da Silva, Émerson da Silva Conceição, Vitor da Silva Santos e Andrei da Silva Reis

O início da madrugada desta segunda-feira, 17, começou com uma tragédia! De acordo com informações da Polícia Militar, por volta das 2h02 a guarnição foi acionada informando que quatro vítimas haviam adentrado naquela unidade de saúde, sendo três delas em óbito: Cristiano Cipriano da Silva, Émerson da Silva Conceição, Vitor da Silva Santos e a quarta vítima, Andrei da Silva Reis, em estado grave aguardava regulação, mas faleceu antes de ser transferido para o hospital do Traumas. Segundo os familiares das vítimas nos relatou à PM, que o acidente ocorreu na colisão de duas motocicletas Honda Bros, placa MOP 5108 conduzida por Cristiano e Andrey, e Honda XRE, placa EON 3D18 conduzindo por Emerson e Vitor. Às vítimas foram socorridas por populares até o Hospital Municipal de Jaguarari. A guarnição foi até o local do acidente porém as motocicleta haviam sido retiradas do local por familiares.

FONTE: 3ª Cia/6° BPM

Um simulacro de pistola foi apreendido com uma estudante de 13 anos em uma escola da rede municipal de Jaguarari, por policiais militares do 1º Pelotão de Rádio Patrulhamento da 3ª Cia, na manhã desta sexta-feira (14/04), por volta das 11h20.

De acordo com a PM, a guarnição durante rondas nas unidades educacionais, a coordenação de uma escola recebeu a informação do corpo docente, atento ao que está sendo orientado pela equipe escolar, e Polícia Militar, que uma aluna havia trazido para sala de aula um simulacro de arma de fogo. Ainda segundo os militares, a estudante, disse que trouxe o objeto a pedido de um colega de 16 anos, pois queriam fazer uma brincadeira e assustar a turma.

O conselho tutelar, a estudante e seu responsável foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Jaguarari para tomar as devidas providências.

A Polícia Militar chama atenção das famílias: "Não compartilhem informações sobre ameaças às escolas ou que possam vir a causar pânico. Antes dos seus filhos sairem de casa, olhem suas mochilas. Em casa, olhem nos quartos, verifiquem celulares, vejam conversas e histórico de pesquisas recentes.

Seus filhos são sua responsabilidade principal e a privacidade deles não deve ser mais importante do que o bem-estar e a segurança".

Portal Jaguarari

Na tarde desta quinta-feira (13), foi realizada na Câmara de Vereadores de Jaguarari mais uma sessão ordinária. Após a leitura e aprovação da ata da sessão anterior, foi realizada a leitura dos expedientes recebidos e emitidos pela secretaria da casa. Na sequência do expediente, os edis fizeram o uso da palavra onde justificaram suas indicações.

Entre as matérias discutidas e aprovadas pelos vereadores estão:

• PR 03/2022 – Constituição da Comissão Especial de Reforma e Atualização do Regimento Interno da Câmara de Vereadores (Mesa Diretora);

• PL 04/2022 – Divulgação da relação de medicamentos de distribuição gratuita, disponíveis e faltosos na rede pública de saúde de Jaguarari (Márcio Gomes);

• REQ 27/2023 – Recuperação da parece, limpeza e ampliação de barragem na Fazenda Vai Quem Quer (William Rogers);

• REQ 28/2023 – Requalificação da Praça Maria Gorete, no distrito de Gameleira (William Rogers);

• REQ 37/2023 – Retorno da ambulância para o distrito de Juacema (José Narciso – Budé);

• REQ 38/2023 – Contratação de carro de apoio a saúde para atender a comunidade de Varzinha (José Narciso – Budé);

• REQ 39/2023 – Construção de praça no terreno defronte à igreja católica no distrito de Pilar (Nivaldo Torres);

• REQ 40/2023 – Pavimentação no entorno da Praça de Convivência e defronte igreja católica de Serra dos Morgados (Valdemilson Vieira, Franco Melo e João Paulo);

• REQ 41/2023 – Iluminação em led e cobertura das arquibancadas do Estádio Municipal de Jaguarari (Valdemilson Vieira, Franco Melo e João Paulo);

• IN 03/2023 – Indicação de aquisição e implantação de detectores de metais nas portarias das escolas públicas do município (João Paulo, Valdemilson Vieira e Franco Melo);

• IN 04/2023 – Indicação de revisão do número de Agentes de Saúde para atender o bairro Vitória (Márcio Gomes);

• PL 01/2023 – Dispõe sobre a supressão do §1º, do art. 1º, da Lei nº 1.050/2022 (Poder Executivo);

• PL Nº 02/2023 – Institui o Programa de Castração de Cães e gatos no município – 2ª votação (Poder Executivo).

Acompanhe o trabalho do legislativo através das nossas redes sociais:

Instagram – @camaradejaguarari
youtube.com/@camaradejaguarari9520

ASCOM – Câmara de Vereadores de Jaguarari

MARI themes

Tecnologia do Blogger.