Um homem de 47 anos ficou ferido após se envolver em uma briga com seu cunhado de 49 anos na manhã desta quarta-feira (27/12) por volta das 10h na região do povoado de Várzea Grande, zona rural de Jaguarari. A companheira da vítima e irmã do acusado também ficou levemente ferida, quanto tentou separar a briga.

Segundo informações, os homens teriam se desentendido por motivos desconhecidos e entraram em vias de fato, e durante a briga o homem de 47 anos foi atingido com uma pedrada na cabeça e também ferido no antebraço esquerdo e, a mulher sofreu um corte no pulso. O casal foi encaminhado para o Hospital Municipal de Jaguarari para atendimento médico. 

A Polícia Militar foi acionada e esteve no HMJ colhendo informações, em seguida conduziu os envolvidos para a Delegacia Territorial de Jaguarari, onde foi confeccionado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o acusado das agressões.

Portal Jaguarari

O Governo Cuidando da Nossa Gente tem investido forte no desenvolvimento do empreendedorismo em Jaguarari. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet) tem promovido, em parceria com o Sebrae, consultorias voltadas para os microempreendedores locais. 

Em uma ação contínua e focada nas necessidades do setor empresarial do Município, a Sedet, por meio da Sala do Empreendedor, vem realizando desde setembro deste ano consultorias para a COOMPAB, Associação de Mulheres de Serra dos Morgados, produtores rurais e empresários da sede, Gameleira e Pilar. 

CONSULTORIAS – A Sala do Empreendedor contou com a colaboração dos consultores do Sebrae Sândalo Paim, Valdemir Matos e Luciano Miranda que atuaram à frente das seguintes consultorias: 1. Inserção do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), nas modalidades de compras e chamadas públicas para aquisição de alimentos e esclarecimentos sobre a lei que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica; 2. Comunicação visual para o desenvolvimento de logotipos, design de rótulos e embalagens, rotulagem de alimentos e informação nutricional; 3. Organização e finanças; e 4. Consultoria direcionada a microempreendedores individuais.

Em Organização e Finanças, foram realizadas seis consultorias, de setembro a dezembro, na ACIAJ e em Gameleira, para associações e cooperativas que tiveram a oportunidade de identificar as dificuldades enfrentadas nos negócios, organizar estatutos e construir um plano de ação/trabalho para a potencialização das atividades desenvolvidas por cada uma. “Todos ficaram extremamente satisfeitos com as consultorias”, disse a agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Myrian Martins.

Outro momento de satisfação veio para os pequenos empresários das marcas Magno Doces, Delícias da Fofinha, Recanto das Delícias (da sede) e Frango Família (de Pilar), cujas embalagens dos produtos agora contam com rótulo, logomarca e informação nutricional.

“No que se refere à rotulagem dos produtos, aprendemos que agrega valor à mercadoria, faz a comunicação dos produtos com o consumidor e faz com que o pequeno empreendedor entregue ao cliente aquilo que ele gostaria de receber. Pretendemos mapear e identificar todos os microempreendedores que produzem em Jaguarari para dar a eles a mesma assistência e permitir que os consumidores os conheçam pela própria marca”, detalhou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Raimundo Gomes.  

Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente 

#CuidandoDaNossaGente 
#Jaguarari 
#DesenvolvimentoEconômicoJaguarari

Com intuito de debater junto à comunidade políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de Jaguarari, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Governo e de Administração, realizou na quarta-feira (13), no Cetep, a 3ª Conferência Municipal das Cidades 2023.

Com o tema: “Construção de Políticas de Desenvolvimento Urbano: Integrando o campo e a cidade para o desenvolvimento sustentável”, a Conferência reuniu representantes do Poder Público Municipal, da Sociedade Civil Organizada e de representantes do setor comercial e empresarial de Jaguarari para refletir, dialogar e levantar propostas sobre os seguintes eixos: 1. Habitação e regularização fundiária; 2. Saneamento básico e resíduos sólidos; 3. Mobilidade e trânsito; 4. Planejamento e gestão municipal. Os quatro eixos vão ao encontro das principais necessidades que o Município trabalha para sanar.

O prefeito Antônio Nascimento abriu oficialmente o evento, que também contou com a presença do vice-prefeito Dr. Veloso, e, agradecendo a presença de todos, reforçou a importância da união e participação da comunidade em prol de um mesmo objetivo. “Só existe crescimento se cada um participar. O Poder Executivo não faz nada sozinho: trabalha com a Câmara, com o Judiciário e, principalmente, com a população. É assim que queremos: estar de braços dados. As ideias não precisam ser unânimes, podem ser diversificadas, mas essas ideias devem contribuir para o crescimento do nosso Município, que é o mais importante”, ressaltou o gestor.

Os secretários de Governo, Adenir Bonfim, e de Administração e Finanças, José Antônio Oliveira, ratificaram a importância da realização do evento e a responsabilidade de todos os presentes no processo de desenvolvimento da cidade, respectivamente.

Uma mesa de apresentação composta pela representante da empresa Quinto Energy, Vânia Cabral, pelo presidente da ACIAJ, Cristóvão Donato, pelo oficial titular de Registros Públicos do Cartório de Jaguarari, Joelson Martinelli, pelos secretários Antônio Carlos Xavier (Infraestrutura e Obras Públicas), José Antônio, e pela secretária adjunta de Governo, Cléia Queiroz, abordou temáticas relacionadas à obras, investimentos e ações que estão sendo executados, em processo de elaboração, ou que ainda precisam acontecer em Jaguarari.

No período da tarde, os conferencistas reuniram-se para a discussão dos eixos, cujas propostas serão encaminhadas para a Conferência Estadual das Cidades que está prevista para ocorrer em 2024, em Salvador.

Marcaram presença na 3ª Conferência Municipal das Cidades, o vice-presidente da Câmara, João Paulo Soares, e os vereadores William Rogers (líder do Governo na Câmara), José Gonçalves Filho (Zé Galego), Lourival Sandes, e capitão da PM Criswelber. Representantes dos distritos de Jaguarari e de diversos segmentos sociais de Pilar também estiveram presentes.

 

Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente

Há algumas sessões vereadores da base governista e da oposição têm centrado as atenções em dois fatos de repercussão política em Jaguarari, quer por sua natureza pública, quer por sua dimensão político-partidária: as pavimentações de logradouros – aspectos positivos e deficiências – e o abastecimento de água para a zona rural, no geral, tratado como problemático. 


ÁGUA: SITUAÇÃO, DIFICULDADES E SOLUÇÕES
Dourival Borges (PSDB) reiterou pedidos que fez durante sessões anteriores, quando apontava como solução para o abastecimento de água em Jaguarari, a realização de obra que torne o rio São Francisco a principal fonte desse abastecimento. 

José Narciso (PT) solicitou providências do Executivo municipal para que a região de Juacema tenha regularização no abastecimento a partir dos recursos já disponíveis. 

Márcio Gomes (PSDB) comentou reunião de que participara em associação de Catuni da Grota, quando, entre outros assuntos, associados discutiam razões por que o Município não instala poços artesianos passíveis de uso para atendimento daquela região distrital.

Louri da Barrinha (PSDB) reconheceu os esforços do Secretário Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos para atender a alta demanda de água na zona rural.

PAVIMENTAÇÕES: REALIZAÇÕES E DEMANDAS
Novamente as pavimentações de logradouros públicos a partir da autorização da Câmara ao governo municipal, para realização de empréstimo com essa finalidade, dividiu opiniões. 

Dourival Borges e Louri da Barrinha destacaram aspectos positivos da realização dessas obras. E, no caso de Louri, observações quanto a seus esforços para que a sede distrital de Flamengo fosse pavimentada. 

José Narciso reconheceu a importância dessas obras para o município, mas salientou que Juacema ainda não foi contemplada.  

João Paulo (PT) agradeceu o Secretário de Obras pelo atendimento de pedido quanto a instalação de sistema de saneamento que precedeu à pavimentação de ruas do bairro Padre Eugênio na sede. 

ESTRADAS E MÁQUINAS
Outro assunto relacionado à infraestrutura foi a condição das estradas vicinais e o uso de máquinas adquiridas pelo mesmo recurso que o das pavimentações. 

Regi do Joel (PSDB) questionou o uso de máquina em ação na localidade de Macambira, a qual descreveu como não prioritária, em face das demandas de uso para limpeza de aguadas na zona rural de todo o município. 

João Paulo disse acompanhar a execução de diversas obras; que desse acompanhamento constatou deficiências, citando a edificação de infraestrutura em escolas da rede para climatizá-las, mas que por limitações na rede elétrica, os aparelhos não podem ser ligados, sob pena de queda de energia. Já Márcio Gomes citou obra em unidade de ensino na localidade de Olhos D’Água que, há quase dois anos, se encontra inacabada. E Dourival Borges pediu a construção de quebra-molas ao longo da BA que interliga a sede do Município e a sede distrital de Gameleira. 

SAÚDE E CASOS DE COVID-19
João Paulo elogiou atuação da Secretária Municipal de Saúde quanto as medidas tomadas para enfrentamento da covid. Dourival Borges, por outro lado, criticou a desativação de centro destinado a receber pacientes com suspeita ou diagnóstico da doença, já que esses, ao serem tratados junto a pacientes acometidos de outras enfermidades, colocam os últimos, involuntariamente, em situação de vulnerabilidade à contaminação pelo Coronavírus. 

MATÉRIAS APROVADAS: Requerimento n.º 155/2023: Construção de guard-rail na ponte da Cacimba do Gato  (Dourival Borges); Requerimento n.º 156/2023: Limpeza da barragem localizada na Faz. São José (Dourival Borges); Requerimento n.º 157/2023: Construção de quebra-molas na “Rua do Colégio”, sede distrital de Flamengo (Louri da Barrinha); Requerimento n.º 158/2023: Recuperação de caixas de registro de água, instaladas na Praça João do Jovino, imediações da quadra poliesportiva, na sede distrital de Flamengo (Louri da Barrinha); Requerimento n.º 159/2023: Limpeza do tanque novo do povoado de Olhos D’Água; Requerimento n.º 160/2023: Instalação de sistema de saneamento básico no povoado de Olhos D’Água; Indicação n.º 38/2023: Indica ao chefe do Poder Executivo Municipal a pavimentação do logradouro (“Beco do Jaime”) que interliga Rua da Arara e Rua do Tanque Grande, na sede distrital de Flamengo (Louri da Barrinha); Indicação n.º 39/2023: Indica ao chefe do Poder Executivo Municipal o estudo, a elaboração e o envio de projeto de lei que estabeleça e regulamente, em âmbito municipal, incentivo financeiro mensal aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Endemias; Indicação n.º 40/2023: Indica ao chefe do Poder Executivo Municipal adoção de medidas para aquisição de área utilizada como campo de futebol na Faz. Outeiro, a fim de garantir uso para atendimento de interesse público e continuidade das atividades esportivas ali praticadas e Moção de Pesar, pelo falecimento do senhor ROQUE MARCOS TIBURCIO (todos os vereadores). 

PROJETOS APRESENTADOS: Projeto de Lei n.º 18/2023: “Autoriza a doação de imóvel, de propriedade do Município de Jaguarari-BA, para Associação da Família Jonas Gabriel, com fins de construção de uma sede” (Poder Executivo) e Projeto de Lei n.º 11/2023: ”Denomina quadra poliesportiva construída no Colégio Walter Crisóstomo Filho, da sede distrital de Gameleira, como QUADRA POLIESPORTIVA VEREADOR WALTER CRISÓSTOMO DA SILVA e dá outras providências”.


ASCOM – CÂMARA MUNICIPAL DE JAGUARARI.

MARI themes

Tecnologia do Blogger.