No último sábado (07/11), por volta  das 17h30, a guarnição da 3ª CIA foi informada por populares que no povoado de Mucambo, zona rural de Jaguarari, havia acontecido disparos de arma de fogo. Chegando ao local foi constatado a veracidade e confirmado que um indivíduo teria feito disparos aleatórios próximo a um bar e, logo após, tomado destino ignorado, deixando um revólver cal.22, marca Rossi que foi apreendido pela guarnição.

FONTE: ASCOM/6° BPM

Em reunião realizada no dia 05/11/2020 na sede da instituição, a Diretoria do Instituto de Desenvolvimento Social e Agrário do Semiárido – IDESA, que tem existência há mais de 30 anos. Há 12, está situado em Jaguarari, atuando na assistência técnica de vários programas de diversas cidades da Bahia.

Participa dos conselhos municipais, contribuindo na organização e fortalecimento das associações e cooperativas.

Entendendo haver harmonia de identidade com os pensamentos de Beto Donato, 0s membros da Diretoria reconhecem que Beto Donato    tem vasto conhecimento e que existe propostas em comum no seu projeto para questões estruturantes, apontando ações de desenvolvimento que precisam ser elaboradas a partir de um diagnóstico das vocações econômicas do município. 

Entre elas podemos destacar:      

- Elaboração de programas que apontem os melhores caminhos com segurança e precisão de   acordo com a realidade local;       

- Mobilizar meios para superar as carências dos setores agropecuários;     

- Criar um espaço de participação social que contribua para melhoria econômica e social do município, promovendo conferências e fóruns, objetivando atingir todos os segmentos da sociedade;

- Desenvolver projeto de profissionalização e tecnologia em âmbito urbano e rural;

- Facilitar o acesso a água nas comunidades desfavorecidas do município e

- Apoiar o desenvolvimento de projetos que viabilizem formas alternativas de geração de emprego e renda.

Ascom

O candidato a vice na chapa com Everton Rocha (PSDB), Odilon Almeida (PP), não compareceu ao comício de Pilar, neste domingo, 8, e deixou muita gente com a suspeita de que ele pode está abandonando o barco em meio a tempestade. O distrito de Pilar é o segundo maior colégio eleitoral do Município e o responsável por uma das maiores receitas para a prefeitura, por conta da atividade extrativista da Mineração Caraíba. A ausência de Odilon e seu pai, o ex-prefeito Edson Almeida não passou despercebida pela população que acompanhou o comício naquele distrito.

A justificativa das ausências dos dois [Odilon e Edson Almeida] não soou legal. Há também uma vertente que acredita ter sido estratégica a ausência de ambos, já que o eleitorado de Pilar é avesso ao ex-prefeito Edson Almeida, por diversos motivos, dentre eles o sucateamento da saúde e desprezo por Pilar.

Se o vice não foi capaz de colocar o compromisso com o distrito durante a campanha eleitoral, onde é vital a conquista de votos para o êxito da eleição, que garantias pode ele dá ao povo que colocará sua função/cargo como prioridade, caso eleito fosse?

Uma carreata como jamais se viu em Jaguarari deu início ao maior evento político realizado na sede do Município, no final da tarde deste domingo, 8. De todos os povoados, fazendas e distritos tinha gente em apoio a chapa Seu Antônio e Dr. Veloso, candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Após percorrerem várias ruas da cidade, o evento culminou com o comício para uma multidão de todas as idades. O amplo apoio da população a Seu Antônio reflete dois pontos importantes:
1. O reconhecimento pelo excelente trabalho realizado em seus oito anos de administração (2009 – 2016), com farta quantidade obras, centenas de pais e mães de famílias empregados e pagamentos em dia, crescimento do comércio local, dentre outros;

2. Alta rejeição ao atual prefeito e candidato a reeleição, a maneira irresponsável com a qual administra o Município, desprestigia o comércio local, assim como a grande quantidade de contratação de pessoal de outras cidades, prejuízos a prestadores de serviços, desvalorização do comércio local, obras inacabadas e com valores suspeitos, brigas políticas e modo arrogante com o qual trata desafetos.

Dia 15, próximo domingo, mais de vinte e dois mil eleitores escolherão os treze vereadores que ocuparão as treze cadeiras do Legislativo e também o novo prefeito de Jaguarari.

Após ato de total desespero da coligação “Jaguarari nas mãos do povo”, que tenta desesperadamente a reeleição do candidato Everton Rocha (PSDB), a insana tentativa de proibir a divulgação de uma pesquisa eleitoral de intenção de votos, onde correligionários atribuíram ao PT a contratação da empresa DENIVALDO DA CONCEIÇÃO FERNANDES DE OLIVEIRA, CNPJ 33.509.397/0001-09, a Justiça LIBEROU a divulgação por entender “ que a pesquisa preenche os requisitos legais, na esteira do parecer do Ministério Público Eleitoral, nos termos do artigo 2º e 5º da Resolução 23.600/2019, revogo a liminar anteriormente deferida e JULGO TOTALMENTE IMPROCEDENTE a representação, ao tempo em que EXTINGO O PROCESSO COM RESOLUÇÃO DO MÉRITO”.

Agora com a devida liberação, pela Justiça, todos os dados LEGAIS E SEGUROS, da pesquisa serão divulgados nesta segunda-feira, 9.

O Juiz da 83ª Zona Eleitoral, José Carlos Rodrigues do Nascimento, DEFERIU pedido de liminar em favor do prefeito e candidato a reeleição do Município de Uauá, Lindomar Dantas, por ataques criminosos praticados pelo ex-prefeito Jorge Lobo, que é irmão do candidato Marcos Lobo. Jorge Lobo, que é réu em vários processos na Justiça, vê em seu irmão a possibilidade de se apoderar, novamente, da prefeitura de Uauá, e para isso vem acumulando uma série de derrotas na Justiça. Jorge Lobo já tentou de todas as maneiras desqualificar o adversário de seu irmão, as atitudes desesperadas vão desde a divulgação de pesquisas falsas, combatidas pela Justiça Eleitoral, a ataques caluniosos em redes sociais e até mesmo a afirmações falsas em suas visitas as diversas comunidades daquele Município.

Mas desta vez, assim com em outras, a Justiça tem atuado de forma eficiente e determinou que Jorge Lobo retire de suas redes sociais o conteúdo delituoso, onde chama o candidato Lindomar Dantas de “racista e fascista” e proíbe que o representado JORGE LUIZ LOBO ROSA continue ou volte a divulgar semelhante conteúdo ofensivo contra o representante, em qualquer meio, sob pena de multa diária no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), em caso de descumprimento.

Ao agir com tais práticas, o ex-prefeito Jorge Lobo só torna claro que as suas atitudes são típicas de um político falido, fracassado, e que, para voltar a se apropriar do poder municipal, principal objetivo de lançar seu irmão, já que ele, legalmente não pode, vale qualquer ato de desespero, mas, para a sorte do povo equilibrado, a Justiça tem agido tempestivamente e combatido práticas anormais e criminosas praticadas por Jorge Lobo.




Um clima de tensão no município de Ponto Novo, tomou conta das redes sociais com a divulgação de vários vídeos em que segundo relatam, teria sido registrada uma possível tentativa de execução contra o candidato a prefeito do município, Dr Thiago Gileno.

Nos vídeos, as cenas são desesperadoras por parte de simpatizantes do candidato.

Segundo apurado, Dr Thiago, estaria cumprindo agenda de campanha na localidade do Assentamento, quando de repente, disparos teriam sido disparados contra o candidato.

O carro, conforme as fotos e vídeos, está com marcas de tiros na lateral esquerda e na parte traseira.

Dr Thiago segundo apurado, não teria sido atingido, mas foi encaminhado ao Hospital Dr Paulo Hilarião.

O blog entrou em contato com a PM que aguarda novas informações. Equipes da Polícia já se dirigiram ao local.

Fonte: Blog do Walterley Khuyn

Um vídeo postado nas redes sociais, por Adriano da Rua do Açude, tem repercutido neste sábado, 7, por seu conteúdo. Adriano era candidato a vereador pelo PSDB, partido do atual prefeito e candidato a reeleição, mas renunciou a candidatura e decidiu apoiar o candidato do PT, Antônio Nascimento (Seu Antônio). Em contato com nossa equipe, Adriano afirmou que "Seu Antônio  é o melhor para Jaguarari tem caráter, é preparado, quando governou Município cresceu; e que o atual só destruiu e que se viesse a ganhar destruiria o que ainda resta, pois as promessas para governar não tem a população pobre como foco, ao contrário de Seu Antônio", disse.

No vídeo Adriano deixa claro que sua desistência se deu por algo de muito podre que ouviu no grupo do candidato tucano a prefeito de Jaguarari.

Em um dos trechos do vídeo Adriano diz: “O que eu ouvir, não é bom não para a nossa cidade, é coisa ruim que vem pela aí pela frente”, numa clara demonstração de que os possíveis planos do grupo do prefeito não seria benéficos para o Município. Ele reforça que ao ouvir uma conversa, resolveu não apoiar o candidato tucano, e que “é a pessoa errada para administrar nossa cidade” disse. Adriano também mencionou o povo de Pilar, apontando para a foto do vice [Odilon Almeida], “não é de Jaguarari, é de Senhor do Bonfim”.

Nesta sexta-feira, 6, uma paciente moradora do distrito de Pilar, interior de Jaguarari, soltou um áudio nas redes sociais expondo o descaso e humilhação que tem sofrido nos últimos anos para conseguir, ou melhor, não conseguir exames de ressonância e tomografia com contraste. Ela é portadora de um câncer no fígado, faz tratamento em Petrolina-PE e a cada cinco meses o médico solicita os exames, os quais ela entrega as requisições na Central de Marcação, mas nunca tem seu direito respeitado, sendo obrigada a fazer empréstimo para arcar com os custos, deixando de pagar de despesas essenciais, um verdadeiro absurdo, em se tratando de um Município que arrecada em média 100 milhões anuais.

Ao tomar conhecimento, através da rádio comunitária Top Fm, diversas pessoas se revoltaram com o descaso e por meio do WhatsApp, revelaram que também passam por situações semelhantes.


Em uma decisão proferida no dia 05 de novembro de 2020, a Juíza Ana Lúcia Ferreira Matos, da 149a Zona Eleitoral, Comarca de Itiúba-BA, suspendeu a divulgação de uma pesquisa Eleitoral no Município de Filadélfia. A pesquisa foi feita pela empresa SECULUS CONSULTORIA E ASSESSORIA LTDA ME , a empresa ré, na data de 26/08/2020, registrou junto ao sistema PesqEle pesquisa de intenção de votos no município de Filadélfia-BA, sob nº BA-05296/2020, a qual foi divulgada em 01/09/2020. Segundo alegação da coligação que fez a representação, a referida pesquisa foi realizada em afronta ao previsto na Resolução TSE nº 23.600/2019, haja vista que a representada não complementou os dados da pesquisa, no que se refere ao plano amostral final, sendo omissa em informar os percentuais de pessoas realmente entrevistadas em cada setor censitário e ponderação quanto a idade, sexo, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados, de modo que deve ser considerada não registrada.

A Coligação Unidos por Uma Filadélfia Melhor, através do seu corpo jurídico fez a representação e a Juíza decidiu na tarde de ontem por suspender a divulgação da referida pesquisa conforme trecho da sentença descrito abaixo:

"Por sua vez, o perigo na demora apresenta-se patente, porquanto os efeitos da divulgação de pesquisa eleitoral inidônea pode prejudicar a paridade entre os concorrentes, mormente quando as eleições estão muito próximas de ocorrerem, ao mesmo tempo em que as redes sociais, que são locais onde se costuma dar evidência ao resultado, tem amplo pode de divulgação."

"Ante o exposto, DEFIRO o pedido liminar para determinar a suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa registrada sob nº BA-05296/2020 pela parte ré, no prazo máximo de 24 horas, sob pena de multa de R$ 5000,00".

O Governador Rui Costa (PT), atendendo ao pedido do Deputado Bobô (PCdoB) publicou no Diário Oficial, edição desta sexta-feira, 6, aviso de licitação marcada para 11 de dezembro, para a obra de REQUALIFICAÇÃO DA BA-314, trecho Barrinha até a entrada da Mineração Caraíba, totalizando 48,30 Km. Esta é sem dúvida, a melhor notícia para os moradores de Pilar e região, tendo em vista a importância desta via para aquela região. A obra porá fim aos prejuízos causados pela buraqueira.

A Coligação “Jaguarari nas mãos do povo”, que tem Everton Rocha (PSDB) como candidato a prefeito, conseguiu na tarde desta quinta-feira, 05, impugnar a divulgação de uma pesquisa de intenção de votos para prefeito, em Jaguarari, contratada por DENIVALDO DA CONCEIÇÃO FERNANDES DE OLIVEIRA, CNPJ 33.509.397/0001-09, com sede em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.

De acordo com a apelação, as justificativas para o pedido de impugnação se baseiam na ausência de alguns documentos e declarações da empresa contratada, senda acatada pelo juiz eleitoral o pedido liminar.

A decisão é temporária, e tão logo a empresa venha apresenta-los, a justiça eleitoral poderá ou não liberar a divulgação dos dados da pesquisa.

Em agosto quando foi divulgada uma pesquisa que apontou o candidato Everton Rocha, na época pré-candidato, em segundo lugar, foram divulgadas uma série de acusações contra a empresa que fizera a pesquisa.

Recentemente uma segunda pesquisa foi divulgada, onde na estimulada o candidato Antônio Nascimento aparece na frente, vários seguidores do candidato tucano atribuíram ao PT a contratação da pesquisa, mas mesmo assim, o candidato dos “súditos” usa os dados diariamente em sua propaganda eleitoral, e por cima, a mesma empresa, que não está sediada no endereço fornecido à Receita Federal, foi contratada e deve iniciar nesta sexta-feira, 6, a coleta de dados.


A empresa LR CONSULTORIA E PESQUISAS LTDA, CNPJ 26.834.675/0001-20, registrada como sendo da cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador realizará a partir de amanhã, 6 de novembro, a sua segunda pesquisa de intenção de votos para prefeito, em Jaguarari. De acordo com dados do TSE, a empresa contratada é a mesma que foi denunciada pelo Jornal da Top Fm, por não constar no endereço registrado junto a Receita Federal. Segundo dados informados ao órgão federal, seu endereço seria Rua Nossa Senhora Madre de Deus, Nº 112, Sala 02, Centro, Madre de Deus, mas no local informado não foi localizada a empresa e sim uma igreja em reforma.

Nós tentamos falar com algum representante da empresa LR CONSULTORIA E PESQUISAS LTDA contratante e contratada para realizar a pesquisa, através do número de contato que consta na RFB, mas não conseguimos.

Se os dados oficiais da empresa não batem com os informados a Receita Federal, será se os dados coletados por ela bateram e baterão com a realidade?

A previsão para a divulgação do resultado da pesquisa será 10 de novembro, próxima terça-feira e o registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral é: BA-08341/2020.

A competição aconteceu no último final de semana e a Seleção Bahiana, formada por doze atletas e três treinadores, sendo quatro atletas da redentora Escolinha de Atletismo Flamengo. sendo que uma Núbia de Oliveira, fundista de Flamengo  sagrou-se vice campeã do revezamento 4x400 metros rasos.

Os outros três atletas Jonatas Natanael e Alessandro Bonfim, filho do Professor e Treinador Antônio Ferreira conseguiram classificação para o Campeonato Brasileiro SUB 20 que será realizado no próximo final de semana em Bragança Paulista-SP.

A outra atleta EAF, Erivania Cruz, conseguiu se classificar para o Campeonato Brasileiro SUB 23 e índice para o Troféu Brasil, competições que acontecerão em dezembro.


Agradecimentos à Mineração Caraíba pelo apoio.

No evento em que aconteceu neste domingo (01/11) no distrito de Santa Rosa de Lima, quando o candidato a reeleição, o vereador Marcos Quito, iniciou seu discurso, um cidadão apoiador do grupo adversário, que estava com identificação de outra agremiação partidária, começou a gravar a fala de Quito. Ao ser notado por nossos apoiadores,  este cidadão foi vaiado e o vídeo acabou, de forma desesperada, sendo veiculado nas redes sociais como sendo as vaias direcionadas ao nosso candidato Quito.
Lamentamos que não haja, por parte de nossos adversários, respeito e cordialidade. Estamos em uma democracia e a respeitamos, o que infelizmente, nossos opositores não o fazem.

Pela primeira vez na história política de Jaguarari, todos os ex-prefeitos se uniram ao atual gestor, com o objetivo de evitar o retorno de Seu Antônio, mas ao que parece e fica evidente, é que todos os “inimigos” políticos, que até pouco tempo trocavam farpas e acusações, esqueceram de combinar com a população, essa, diga-se de passagem, “mistura” heterogênea.

Olhando um pouco atrás, a união de políticos “rivais”, em Jaguarari, só trouxe prejuízos e vergonha aos jaguararienses. Foi assim em 2004 (Edson Almeida + Alberto Sá) e 2016 (Everton Rocha + Fabrício D’Agostino), em ambas ocasiões, a alegação era de que a “união” seria necessária para o desenvolvimento do Município, e deu no que todos estão cansados de saber: cassações, brigas judiciais, extremo atraso financeiro e político.

Mas em tempos de tecnologia + redes sociais + veículos de informação independentes, a população tem enxergado e compreendido que nem tudo o que se “junta”, presta. Tem avaliado que diante do cenário atual da política jaguarariense, permanecer com a “liga dos inimigos” mui amigos, é arriscar-se em um cenário tenebroso, onde os prejuízos e atrasos tendem a superar os causados nos anos 2005-2008 e 2017-2020.

A população entendeu que a geração de emprego, a revitalização do comércio local, a paz e a harmonia administrativa, o retornos das obras, a devida atenção da manutenção das estradas vicinais, bem como os demais serviços públicos não estarão a salvo, caso os “devoradores” de verbas públicas permaneçam com a posse da chave “j”, e nesse viés, neste domingo, 1º de novembro, a Praça principal do distrito de Santa Rosa de Lima ficou lotada numa fiel e irrestrita demonstração de apoio da população execrada por uma administração catastrófica, ao maior e mais competente prefeito da história de Jaguarari: Seu Antônio.


Faleceu na madrugada deste domingo, 1º de novembro, o árbitro bonfinense Jean Kerll Pires de Moraes, de 46 anos, mais conhecido por Jean Kerll.

Kerll nasceu em Triunfo, Pernambuco, mas estava radicado em Senhor do Bonfim há muitos anos. Era filho do ex-empresário Jota Pires.

Segundo informações, Jean Kerll sofreu um infarto. Ele era viúvo e deixa cinco filhos, o mais novo um recém nascido fruto de seu relacionamento mais recente.

Jean se tornou muito conhecido e querido na cidade através do esporte. Árbitro federado de esportes de quadra, atuou em inúmeras competições em Senhor do Bonfim e em todo o estado. Como treinador da Seleção Bonfinense de Handebol Feminino, foi campeão baiano e campeão do nordeste.

Recentemente ocupou o cargo de Coordenador da Superintendência de Esportes do Estado da Bahia – SUDESB, e também trabalhou no Gabinete do Deputado Estadual Bobô, na Assembleia Legislativa da Bahia. Atualmente, ele integrava a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte (SEDETE) de Senhor do Bonfim.

O velório acontece das 10h às 12h, no Memorial Vila Nova e, em seguida, o sepultamento.

Foto: Reprodução / Facebook
Fonte: BlogdoEloiltonCajuhy

Mais um crime violento letal e intencional foi registrado na zona rural de Juazeiro, no norte da Bahia. Por volta de 17h10 de domingo (1). 

Segundo informações - o fato ocorreu na estrada da Adutora - um corpo de um homem foi encontrado com sinais de violência por agricultores que passavam pelo local. Ainda não se sabe o que teria motivado, nem a autoria do ocorrido. 

A PM preservou o local do sinistro - o corpo foi encaminhado para o IML, após os procedimentos necessários pelo DPT. A Delegacia Especializada assumiu as investigações. 

Paim News

Começou a valer a partir deste sábado (31) a regra que proíbe a prisão de candidatos nas eleições municipais. A única exceção são os casos de flagrante.

A medida é parte do Código Eleitoral que institui imunidade para os concorrentes nos 15 dias que antecedem a eleição. Cinco dias antes do pleito, marcado para 15 de novembro, eleitores também não poderão ser detidos se o caso em questão não se configurar como flagrante, não for decorrente de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.

Tanto no caso de eleitores quanto de candidatos, a regra vigora até 48 horas após o término do primeiro turno.

A Agência Brasil lembra que também neste sábado (31) expira o prazo para a requisição de funcionários e instalações destinadas aos serviços de transporte de eleitores no primeiro e no eventual segundo turno de votação.


Fonte: Madrenotícias

Na manhã deste sábado (31/10), às 11h30, a Guarnição da CETO conduziu um indivíduo que, aparentemente embriagado, furtou a ambulância do SAMU, realizando manobras arriscadas no Centro da Cidade de Senhor do Bonfim. Sendo assim, conduzido para UPA onde foi medicado e depois conduzido a Delegacia/19ªCOORPIN, onde foi lavrado flagrante. 

FONTE: ASCOM/6° BPM

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lança, neste sábado (31/10), o Disque-Aglomeração, canal exclusivo para denúncias ligadas à concentração de pessoas em atos de campanha eleitoral no estado. O serviço funcionará todos os dias, das 9h às 24h, por meio do número (71) 3373-9000.  

“O TRE-BA coloca à disposição da coletividade um canal direto para o combate às aglomerações nos atos das campanhas eleitorais. Temos que ficar atentos para possibilitar à Justiça Eleitoral da Bahia punir os candidatos irresponsáveis que ainda insistem em afrontar as normas sanitárias e eleitorais. Esses maus políticos e candidatos serão alcançados pela mão forte da Justiça Eleitoral”, afirma o presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior. 

Ao receber a denúncia, o atendente anotará nome, telefone e CPF do denunciante, além do local do ilícito, e encaminhará os dados para providências imediatas da Juíza Coordenadora do Plano Integrado de Segurança – Eleições 2020. 

Conforme prevê a Resolução Administrativa Nº 37/2020, a juíza Isabella Lago poderá exercer o poder de polícia em todos os municípios da Bahia. De acordo com o normativo, o exercício do poder de polícia se dará de forma emergencial, nos casos de denúncias recebidas pelo Disque-Aglomeração , e de forma concorrente, sem prejuízo do exercício do poder de polícia do respectivo juiz eleitoral. 

“Aglomerou? Tá cancelado” 

Com o objetivo de alertar candidatos sobre as regras sanitárias vigentes no estado e evitar a promoção de eventos com aglomerações, o TRE-BA criou a campanha “Aglomerou? Tá cancelado”. A ideia, sugerida por Jatahy Júnior, é difundir entre os que pleiteiam cargos eletivos no poder municipal o entendimento sobre os cuidados necessários à realização de uma eleição em meio à pandemia. 

“As eleições vão acontecer para garantir o direito do voto e também a renovação dos mandatos, que devem sempre ser conquistados nas urnas. Entretanto, é preciso respeitar não apenas a legislação eleitoral como as regras sanitárias, para garantir que tudo aconteça com segurança. O candidato que não seguir por aí será cobrado antes de tudo pelos próprios eleitores”, afirma o presidente. 

Ascom TRE-BA

A Bahia recebeu o status de Zona Livre da Febre Aftosa, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), nos últimos 23 anos de forma consecutiva. Para dar continuidade aos resultados positivos, no domingo (1º), será iniciada a 2ª etapa de vacinação contra a doença em 2020, destinada a bovinos e bubalinos de até dois anos de idade.

Além de vacinar, o produtor deve declarar todo o rebanho para a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Para evitar aglomeração e tornar mais rápida a declaração da vacina, o produtor pode realizar o processo via internet, no site da Adab (www.adab.ba.gov.br), e também nas lojas de revenda de produtos agrícolas e sindicatos rurais.

A meta é vacinar quase 3,3 milhões de animais na Bahia, nesta segunda etapa anual contra a Febre Aftosa. O produtor terá que declarar os animais de até dois anos, assim como as demais faixas etárias, e realizar a atualização dos dados cadastrais. A segunda etapa assume uma maior importância por se tratar de animais mais jovens, alguns ainda não receberam nenhuma dose de vacina e estão com o sistema imunológico em formação e, portanto, mais vulneráveis à doença.

Os pecuaristas que não vacinarem o rebanho durante o período da campanha e não fizerem a declaração ficarão impedidos de vender ou transportar o rebanho. Por isso, a orientação é não deixar para última hora, evitando a perda dos prazos. A Adab ressalta aos produtores a necessidade da vacina contra a Brucelose, que também é obrigatória.
O coordenador do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa da Adab, José Neder, destaca que apesar de a doença ter sido erradicada na Bahia no ano de 2001, a vacinação ainda é mantida. A próxima etapa do trabalho prevê a eliminação da vacinação em 2021.

“Pedimos a atenção dos produtores para podermos cumprir o calendário oficial do Ministério da Agricultura. Se obtivermos altas taxas de vacinação nessa etapa, juntamente com as duas etapas do próximo ano, receberemos a chancela e poderemos retirar em definitivo a vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia, o que seria um marco para o setor produtivo”, explica José Neder.

Erradicação

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como os bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Pode ser transmitida principalmente pelo contato dos animais sadios com animais doentes. O vírus pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entrem em contato com animais doentes.

A enfermidade provoca graves restrições sanitárias e comerciais ao estado e ao país, desvalorização no preço da arroba, desemprego no setor frigorífico e pode causar embargos comerciais a outros produtos, como o farelo de soja, frutas e exportação de carne de frango e suína, além de grande impacto social e econômico.

A vacinação contra a Febre Aftosa ganha atenção especial da Adabem territórios que não atingiram uma alta no índice vacinal durante a primeira etapa da campanha, em maio e junho (dois meses excepcionalmente por conta das dificuldades de logística em função da pandemia).

“A vacinação assistida, isto é, com a presença dos médicos veterinários e técnicos agrícolas da Adab em propriedades e visitas de orientação, vai acontecer nessa etapa que começa no próximo domingo”, informa o diretor de Defesa Sanitária Animal, Carlos Augusto Spínola.

Mas para seguir o protocolo sanitário, todos os cuidados para evitar a transmissão da Covid-19 deverão ser seguidos. “O distanciamento recomendado entre trabalhadores, servidores da ADAB e produtores nos currais durante o ato da vacinação deve ser de dois metros”, lembra o diretor-geral da agência, Maurício Bacelar.

A 1ª Etapa da Vacinação de 2020 atingiu 93,65% de imunização do rebanho de todas as faixas etárias, ou seja, cerca de 10 milhões de animais em 240 mil propriedades foram imunizados. “No entanto, a importância dessa segunda etapa é fundamental para garantir nossa caminhada para que em 2021 possamos nos tornar território livre da doença sem vacinação, o que vai possibilitar uma maior aceitação dos nossos animais e produtos nos mais exigentes mercados internacionais”, conclui Maurício.

Fotos: Divulgação/Adab

Secom  


Na manhã desta quinta-feira (29/10), a Polícia Civil de Jaguarari cumpriu mandado de prisão temporária em desfavor do suspeito da prática do crime de estupro de vulnerável, nesta cidade. 

Investigações preliminares dão conta que o suspeito, genitor da vítima, praticava os estupros há mais de um ano, quando a vítima ainda contava com onze anos de idade. O suspeito aproveitava-se da ausência da genitora para praticar o crime. 

O preso foi encaminhado ao Presídio de Juazeiro, onde se encontra a disposição da justiça.

Fonte: DT de Jaguarari/19ª COORPIN

Na manhã desta terça-feira (27/10), às 09h19, no centro de Jaguarari a guarnição da 3ª CIA conduziu e apresentou na Delegacia de Sr. Do Bonfim/19ª COORPIN, um indivíduo acusado de lesão corporal. A vítima apresentava lesão na região do rosto, causado por uma golpe de garrafa desferido pelo autor. As partes foram apresentadas à autoridade competente para devidas providências. TCO.

FONTE: ASCOM/6° BPM


Foto: Isabella Pinheiro/Gshow
Nascida e criada em Jaguarari, interior da Bahia, Glícia França tem 29 anos e se apresentou nas Audições do The Voice Brasil com a canção "Numa Sala de Reboco", de Luiz Gonzaga. Carlinhos Brown virou sua cadeira e bloqueou Lulu Santos, que também virou, deixando assim a baiana no Time Brown. 

Glícia trabalha atualmente na locadora de veículos do seu irmão, mas quer mesmo é ser cantora. No entanto, foi logo após gravar um CD que ela quase desistiu de seu sonho. 

"Ano passado, eu gravei um CD, mas fiquei muito pra baixo porque o CD não tinha nada a ver comigo. Aí eu parei de cantar e todo mundo perguntava se eu não ia voltar. Então resolvi me inscrever no programa. Quando recebi o e-mail (de convocação) foi um aviso de que eu não poderia parar." 

Agora que está dentro do maior reality show musical do Brasil, Glícia quer mostrar que cantar é o que ela sabe fazer de melhor. 

"Meu maior sonho é que ,a partir de agora, as pessoas me conheçam, reconheçam meu trabalho, curtam meu som e que eu cresça profissional e pessoalmente também."

Confira apresentação de Glícia: 


Com informações do Gshow da Tv Globo

O candidato a prefeito de Uauá, Marcos Lobo (PDT) não aceitou participar do debate que será promovido pela Rádio Comunitária Luz do Sertão FM. A decisão de não discutir ideias e propostas com os demais prefeituráveis foi tomada após o candidato ter recebido críticas pelo mau desempenho em entrevista realizada na própria emissora.

Segundo informação divulgada pela rádio, a coligação "Uauá de Volta ao Trabalho", da chapa Marcos Lobo e Moisés Ribeiro, informou que por determinação da maioria dos integrantes da comissão de coordenação da campanha ficou determinado que o candidato não vai ao debate.

De acordo com a diretoria da Luz do Sertão FM, a partir da próxima sexta-feira (30) será definido o formato do debate e a data de sua realização.  Dos quatro candidatos, apenas Lindomar Dantas (PCdoB) e o Tenente Aleixo (DC) confirmaram participarão do debate.

É lamentável, que, em meio a uma pandemia, os eleitores uauaenses fiquem alheios as propostas daqueles que se dizem preocupados com o bem estar da população de Uauá.

        Programa Papo Jovem todos os sábados na rádio comunitária da cidade Top Fm 104.9 de Jaguarari, BA. 

Trabalho missionário com a juventude continua, mesmo em meio à pandemia. Relatos da animação vocacional na Bahia e no Paraná.

Por Josky Menga e Arlei Pivetta*

A pandemia pegou todos de surpresa. O que era uma situação muito distante nos meses de outubro e novembro de 2019, “um problema” dos chineses, passou a ser “um problema” dos europeus em janeiro e fevereiro de 2020 e passou a ser “um problema” da América, com forte incidência no Brasil, em particular em março, e logo depois chegou na África e espalhou-se pelos cinco continentes. A pandemia mudou tudo, parou o mundo, colocou o rico e o pobre no mesmo barco, ninguém podia sair de casa. Os hospitais ficaram cheios, um caos na saúde. Mesmo nos países com mais condições e possibilidades, o número de mortos aumentava a cada dia. Nada é a mesma coisa e o mundo nunca mais será o mesmo.

De criança a adulto, só se falava de Coronavírus ou Covid-19 nas casas, nas televisões e tudo girou em volta da pandemia. Ninguém aguentava mais ver as pessoas sofrendo dentro de casa por medo de morrer e de perder alguém da família, e até hoje ainda continuam as mesmas situações, apesar de algumas flexibilizações. Muitos perderam os seus entes queridos sem chance de ver o corpo ser enterrado, às vezes com a presença de duas ou cinco pessoas da família. As máscaras e álcool em gel se tornaram as nossas companheiras de todos os dias por medo de contaminar e de ser contaminado.

CRESCIMENTO COM DOR

Porém, a relação com os jovens precisava ser mudada. Mudar sempre traz dor, sofrimento, incerteza e dificuldades. Mas como já dizia os filósofos da antiguidade, “crise é crescimento com dor”. A crise faz necessário se reinventar, mudar “rotas”, inovar. O contato com os jovens foi bastante prejudicado, principalmente pela pandemia ter aparecido nos primeiros dias do ano letivo, quando o contato com os jovens do Ensino Médio e da universidade estava a dar os primeiros passos. Com início do planejamento pastoral, havia muitos projetos com os jovens e tudo tinha que mudar, em Cascavel e Jaguarari onde atuamos, tudo tinha que tomar outro rumo, por exemplo, um grande momento de contato com os jovens era a “Missa Jovem”, que ocorria em Jaguarari uma vez por mês com os jovens da cidade em diferentes comunidades e núcleos da paróquia, durante as festas dos padroeiros, e em Cascavel todas as quintas-feiras de cada mês na Catedral Nossa Senhora Aparecida e reunia mais de 3000 jovens. Com a pandemia, tudo foi cancelado.

Pouco trabalho de campo foi feito no caso de Cascavel, mas o que não morreu foi o sonho, é só abrir novamente as portas das escolas e universidades que o trabalho retorna. Em Jaguarari, outras atividades foram inventadas para continuar a evangelização e animação para os jovens através das redes sociais, onde iniciamos o projeto das Lives da Juventude, Papo Jovem todos os sábados na rádio comunitária da cidade Top Fm 104.9, para poder discutir as diferentes temáticas para manter contatos com a juventude. Isso foi e está sendo muito bom e proveitoso. Estamos esperando a situação melhorar para tudo voltar a funcionar e ter contato físico com a juventude.

Entre os Macuas em Moçambique tem um ditado que diz mais ou menos assim: “Parar não significa abandonar o caminho, é recuperar as forças para caminhar com mais ânimo”. Este ano foi de olhar e avaliar o que se pode fazer para o próximo. Todos sofreram com a pandemia, uns mais, outros menos. Porém, para a juventude foi algo bastante forte, pois foram obrigados a ficar “presos” dentro de suas casas, isolados do convívio social e ainda com a insegurança sobre o futuro estudantil, econômico e o medo da morte de pessoas próximas e a própria morte. A internet deu e dá uma grande possibilidade para os jovens de interagir, estudar, mas mesmo assim limita o contato pessoa a pessoa, necessário para o crescimento do ser humano em plenitude, o contato pessoal é de extrema importância para a formação do ser humano como um todo.

O isolamento social foi uma novidade para muitos e ninguém estava preparado para isso e saber lidar com esse novo na humanidade. Por isso a pandemia colocou um ponto final na vida de muitas pessoas, muitos perderam os empregos, a juventude não sabia e não sabe como será amanhã até achar uma solução, mas também do outro lado abriu as portas para sonhar melhor no futuro. Para muitos jovens, porém, esse momento foi “um retiro”, momento de parar e de pensar sobre o futuro, momento de se retirar, de entrar dentro de cada um para pensar melhor sobre o projeto de vida, o que não deu para realizar esse ano esperamos que seja realizado nos próximos. A juventude não pode parar de sonhar, sempre tem que olhar para o alto e confiar em Deus que tudo isso vai passar e um momento melhor chegará. O que não morreu foi o sonho.

* Josky Menga, imc, é animador vocacional em Jaguarari, BA e Arlei Pivetta, imc, é animador vocacional em Cascavel, PR.

MARI themes

Tecnologia do Blogger.