Após denúncia de tiros PM apreende arma de fogo na zona rural de Jaguarari
FONTE: ASCOM/6° BPM
FONTE: ASCOM/6° BPM
Em reunião realizada no dia 05/11/2020 na sede da instituição, a Diretoria do Instituto de Desenvolvimento Social e Agrário do Semiárido – IDESA, que tem existência há mais de 30 anos. Há 12, está situado em Jaguarari, atuando na assistência técnica de vários programas de diversas cidades da Bahia.
Participa dos conselhos municipais, contribuindo na organização e fortalecimento das associações e cooperativas.
Entendendo haver harmonia de identidade com os pensamentos de Beto Donato, 0s membros da Diretoria reconhecem que Beto Donato tem vasto conhecimento e que existe propostas em comum no seu projeto para questões estruturantes, apontando ações de desenvolvimento que precisam ser elaboradas a partir de um diagnóstico das vocações econômicas do município.
Entre elas podemos destacar:
- Elaboração de programas que apontem os melhores caminhos com segurança e precisão de acordo com a realidade local;
- Mobilizar meios para superar as carências dos setores agropecuários;
- Criar um espaço de participação social que contribua para melhoria econômica e social do município, promovendo conferências e fóruns, objetivando atingir todos os segmentos da sociedade;
- Desenvolver projeto de profissionalização e tecnologia em âmbito urbano e rural;
- Facilitar o acesso a água nas comunidades desfavorecidas do município e
- Apoiar o desenvolvimento de projetos que viabilizem formas alternativas de geração de emprego e renda.
Ascom
O
candidato a vice na chapa com Everton Rocha (PSDB), Odilon Almeida (PP), não
compareceu ao comício de Pilar, neste domingo, 8, e deixou muita gente com a
suspeita de que ele pode está abandonando o barco em meio a tempestade. O
distrito de Pilar é o segundo maior colégio eleitoral do Município e o
responsável por uma das maiores receitas para a prefeitura, por conta da
atividade extrativista da Mineração Caraíba. A ausência de Odilon e seu pai, o
ex-prefeito Edson Almeida não passou despercebida pela população que acompanhou
o comício naquele distrito.
A
justificativa das ausências dos dois [Odilon e Edson Almeida] não soou legal.
Há também uma vertente que acredita ter sido estratégica a ausência de ambos,
já que o eleitorado de Pilar é avesso ao ex-prefeito Edson Almeida, por
diversos motivos, dentre eles o sucateamento da saúde e desprezo por Pilar.
Se o vice não foi capaz de colocar o compromisso com o distrito durante a campanha eleitoral, onde é vital a conquista de votos para o êxito da eleição, que garantias pode ele dá ao povo que colocará sua função/cargo como prioridade, caso eleito fosse?
Uma
carreata como jamais se viu em Jaguarari deu início ao maior evento político
realizado na sede do Município, no final da tarde deste domingo, 8. De todos os
povoados, fazendas e distritos tinha gente em apoio a chapa Seu Antônio e Dr.
Veloso, candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Após percorrerem várias
ruas da cidade, o evento culminou com o comício para uma multidão de todas as
idades. O amplo apoio da população a Seu Antônio reflete dois pontos importantes:
1. O reconhecimento pelo excelente trabalho realizado em seus oito anos de
administração (2009 – 2016), com farta quantidade obras, centenas de pais e
mães de famílias empregados e pagamentos em dia, crescimento do comércio local,
dentre outros;
2.
Alta rejeição ao atual prefeito e candidato a reeleição, a maneira
irresponsável com a qual administra o Município, desprestigia o comércio local,
assim como a grande quantidade de contratação de pessoal de outras cidades,
prejuízos a prestadores de serviços, desvalorização do comércio local, obras inacabadas
e com valores suspeitos, brigas políticas e modo arrogante com o qual trata
desafetos.
Dia 15, próximo domingo, mais de vinte e dois mil eleitores escolherão os treze vereadores que ocuparão as treze cadeiras do Legislativo e também o novo prefeito de Jaguarari.
Após
ato de total desespero da coligação “Jaguarari nas mãos do povo”, que tenta
desesperadamente a reeleição do candidato Everton Rocha (PSDB), a insana
tentativa de proibir a divulgação de uma pesquisa eleitoral de intenção de
votos, onde correligionários atribuíram ao PT a contratação da empresa DENIVALDO
DA CONCEIÇÃO FERNANDES DE OLIVEIRA, CNPJ 33.509.397/0001-09, a Justiça LIBEROU
a divulgação por entender “ que a pesquisa preenche os requisitos legais, na
esteira do parecer do Ministério Público Eleitoral, nos termos do artigo 2º e
5º da Resolução 23.600/2019, revogo a liminar anteriormente deferida e JULGO
TOTALMENTE IMPROCEDENTE a representação, ao tempo em que EXTINGO O PROCESSO
COM RESOLUÇÃO DO MÉRITO”.
Agora com a devida liberação, pela Justiça, todos os dados LEGAIS E SEGUROS, da pesquisa serão divulgados nesta segunda-feira, 9.
O
Juiz da 83ª Zona Eleitoral, José Carlos Rodrigues do Nascimento, DEFERIU pedido
de liminar em favor do prefeito e candidato a reeleição do Município de Uauá,
Lindomar Dantas, por ataques criminosos praticados pelo ex-prefeito Jorge Lobo,
que é irmão do candidato Marcos Lobo. Jorge Lobo, que é réu em vários processos
na Justiça, vê em seu irmão a possibilidade de se apoderar, novamente, da
prefeitura de Uauá, e para isso vem acumulando uma série de derrotas na
Justiça. Jorge Lobo já tentou de todas as maneiras desqualificar o adversário
de seu irmão, as atitudes desesperadas vão desde a divulgação de pesquisas
falsas, combatidas pela Justiça Eleitoral, a ataques caluniosos em redes
sociais e até mesmo a afirmações falsas em suas visitas as diversas comunidades
daquele Município.
Mas
desta vez, assim com em outras, a Justiça tem atuado de forma eficiente e
determinou que Jorge Lobo retire de suas redes sociais o conteúdo delituoso,
onde chama o candidato Lindomar Dantas de “racista e fascista” e proíbe que o
representado JORGE LUIZ LOBO ROSA continue ou volte a divulgar semelhante
conteúdo ofensivo contra o representante, em qualquer meio, sob pena de multa
diária no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), em caso de descumprimento.
Ao agir com tais práticas, o ex-prefeito Jorge Lobo só torna claro que as suas atitudes são típicas de um político falido, fracassado, e que, para voltar a se apropriar do poder municipal, principal objetivo de lançar seu irmão, já que ele, legalmente não pode, vale qualquer ato de desespero, mas, para a sorte do povo equilibrado, a Justiça tem agido tempestivamente e combatido práticas anormais e criminosas praticadas por Jorge Lobo.
Nos vídeos, as cenas são desesperadoras por parte de simpatizantes do candidato.
Segundo apurado, Dr Thiago, estaria cumprindo agenda de campanha na localidade do Assentamento, quando de repente, disparos teriam sido disparados contra o candidato.
O carro, conforme as fotos e vídeos, está com marcas de tiros na lateral esquerda e na parte traseira.
Dr Thiago segundo apurado, não teria sido atingido, mas foi encaminhado ao Hospital Dr Paulo Hilarião.
O blog entrou em contato com a PM que aguarda novas informações. Equipes da Polícia já se dirigiram ao local.
Fonte: Blog do Walterley Khuyn
Um
vídeo postado nas redes sociais, por Adriano da Rua do Açude, tem repercutido
neste sábado, 7, por seu conteúdo. Adriano era candidato a vereador pelo PSDB,
partido do atual prefeito e candidato a reeleição, mas renunciou a candidatura
e decidiu apoiar o candidato do PT, Antônio Nascimento (Seu Antônio). Em contato com nossa equipe, Adriano afirmou que "Seu Antônio é o melhor para Jaguarari tem caráter, é preparado, quando governou Município cresceu; e que o atual só destruiu e que se viesse a ganhar destruiria o que ainda resta, pois as promessas para governar não tem a população pobre como foco, ao contrário de Seu Antônio", disse.
No
vídeo Adriano deixa claro que sua desistência se deu por algo de muito podre
que ouviu no grupo do candidato tucano a prefeito de Jaguarari.
Em um dos trechos do vídeo Adriano diz: “O que eu ouvir, não é bom não para a nossa cidade, é coisa ruim que vem pela aí pela frente”, numa clara demonstração de que os possíveis planos do grupo do prefeito não seria benéficos para o Município. Ele reforça que ao ouvir uma conversa, resolveu não apoiar o candidato tucano, e que “é a pessoa errada para administrar nossa cidade” disse. Adriano também mencionou o povo de Pilar, apontando para a foto do vice [Odilon Almeida], “não é de Jaguarari, é de Senhor do Bonfim”.
Nesta sexta-feira, 6, uma paciente
moradora do distrito de Pilar, interior de Jaguarari, soltou um áudio nas redes
sociais expondo o descaso e humilhação que tem sofrido nos últimos anos para
conseguir, ou melhor, não conseguir exames de ressonância e tomografia com
contraste. Ela é portadora de um câncer no fígado, faz tratamento em
Petrolina-PE e a cada cinco meses o médico solicita os exames, os quais ela
entrega as requisições na Central de Marcação, mas nunca tem seu direito
respeitado, sendo obrigada a fazer empréstimo para arcar com os custos,
deixando de pagar de despesas essenciais, um verdadeiro absurdo, em se tratando
de um Município que arrecada em média 100 milhões anuais.
Ao tomar conhecimento, através da
rádio comunitária Top Fm, diversas pessoas se revoltaram com o descaso e por
meio do WhatsApp, revelaram que também passam por situações semelhantes.
A Coligação “Jaguarari
nas mãos do povo”, que tem Everton Rocha (PSDB) como candidato a prefeito, conseguiu
na tarde desta quinta-feira, 05, impugnar a divulgação de uma pesquisa de
intenção de votos para prefeito, em Jaguarari, contratada por DENIVALDO DA
CONCEIÇÃO FERNANDES DE OLIVEIRA, CNPJ 33.509.397/0001-09, com sede em Lauro de
Freitas, região metropolitana de Salvador.
De acordo com a apelação,
as justificativas para o pedido de impugnação se baseiam na ausência de alguns
documentos e declarações da empresa contratada, senda acatada pelo juiz eleitoral
o pedido liminar.
A decisão é
temporária, e tão logo a empresa venha apresenta-los, a justiça eleitoral poderá
ou não liberar a divulgação dos dados da pesquisa.
Em agosto quando
foi divulgada uma pesquisa que apontou o candidato Everton Rocha, na época
pré-candidato, em segundo lugar, foram divulgadas uma série de acusações contra
a empresa que fizera a pesquisa.
Recentemente uma
segunda pesquisa foi divulgada, onde na estimulada o candidato Antônio Nascimento
aparece na frente, vários seguidores do candidato tucano atribuíram ao PT a
contratação da pesquisa, mas mesmo assim, o candidato dos “súditos” usa os
dados diariamente em sua propaganda eleitoral, e por cima, a mesma empresa, que
não está sediada no endereço fornecido à Receita Federal, foi contratada e deve
iniciar nesta sexta-feira, 6, a coleta de dados.
A
empresa LR CONSULTORIA E PESQUISAS LTDA, CNPJ 26.834.675/0001-20, registrada
como sendo da cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador
realizará a partir de amanhã, 6 de novembro, a sua segunda pesquisa de intenção
de votos para prefeito, em Jaguarari. De acordo com dados do TSE, a empresa
contratada é a mesma que foi denunciada pelo Jornal da Top Fm, por não constar
no endereço registrado junto a Receita Federal. Segundo dados informados ao
órgão federal, seu endereço seria Rua Nossa Senhora Madre de Deus, Nº 112, Sala
02, Centro, Madre de Deus, mas no local informado não foi localizada a empresa
e sim uma igreja em reforma.
Nós
tentamos falar com algum representante da empresa LR CONSULTORIA E PESQUISAS
LTDA contratante e contratada para realizar a pesquisa, através do número de
contato que consta na RFB, mas não conseguimos.
Se
os dados oficiais da empresa não batem com os informados a Receita Federal,
será se os dados coletados por ela bateram e baterão com a realidade?
A
previsão para a divulgação do resultado da pesquisa será 10 de novembro,
próxima terça-feira e o registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral é: BA-08341/2020.
Os outros três atletas Jonatas Natanael e Alessandro Bonfim, filho do Professor e Treinador Antônio Ferreira conseguiram classificação para o Campeonato Brasileiro SUB 20 que será realizado no próximo final de semana em Bragança Paulista-SP.
A outra atleta EAF, Erivania Cruz, conseguiu se classificar para o Campeonato Brasileiro SUB 23 e índice para o Troféu Brasil, competições que acontecerão em dezembro.
Agradecimentos à Mineração Caraíba pelo apoio.
Pela
primeira vez na história política de Jaguarari, todos os ex-prefeitos se uniram
ao atual gestor, com o objetivo de evitar o retorno de Seu Antônio, mas ao que parece
e fica evidente, é que todos os “inimigos” políticos, que até pouco tempo trocavam
farpas e acusações, esqueceram de combinar com a população, essa, diga-se de
passagem, “mistura” heterogênea.Olhando
um pouco atrás, a união de políticos “rivais”, em Jaguarari, só trouxe prejuízos
e vergonha aos jaguararienses. Foi assim em 2004 (Edson Almeida + Alberto Sá) e
2016 (Everton Rocha + Fabrício D’Agostino), em ambas ocasiões, a alegação era
de que a “união” seria necessária para o desenvolvimento do Município, e deu no
que todos estão cansados de saber: cassações, brigas judiciais, extremo atraso financeiro
e político.
Mas
em tempos de tecnologia + redes sociais + veículos de informação independentes,
a população tem enxergado e compreendido que nem tudo o que se “junta”, presta.
Tem avaliado que diante do cenário atual da política jaguarariense, permanecer
com a “liga dos inimigos” mui amigos, é arriscar-se em um cenário tenebroso,
onde os prejuízos e atrasos tendem a superar os causados nos anos 2005-2008 e
2017-2020.
A
população entendeu que a geração de emprego, a revitalização do comércio local,
a paz e a harmonia administrativa, o retornos das obras, a devida atenção da
manutenção das estradas vicinais, bem como os demais serviços públicos não estarão
a salvo, caso os “devoradores” de verbas públicas permaneçam com a posse da
chave “j”, e nesse viés, neste domingo, 1º de novembro, a Praça principal do
distrito de Santa Rosa de Lima ficou lotada numa fiel e irrestrita demonstração
de apoio da população execrada por uma administração catastrófica, ao maior e
mais competente prefeito da história de Jaguarari: Seu Antônio.
Kerll nasceu em Triunfo, Pernambuco, mas estava radicado em Senhor do Bonfim há muitos anos. Era filho do ex-empresário Jota Pires.
Segundo informações, Jean Kerll sofreu um infarto. Ele era viúvo e deixa cinco filhos, o mais novo um recém nascido fruto de seu relacionamento mais recente.
Jean se tornou muito conhecido e querido na cidade através do esporte. Árbitro federado de esportes de quadra, atuou em inúmeras competições em Senhor do Bonfim e em todo o estado. Como treinador da Seleção Bonfinense de Handebol Feminino, foi campeão baiano e campeão do nordeste.
Recentemente ocupou o cargo de Coordenador da Superintendência de Esportes do Estado da Bahia – SUDESB, e também trabalhou no Gabinete do Deputado Estadual Bobô, na Assembleia Legislativa da Bahia. Atualmente, ele integrava a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte (SEDETE) de Senhor do Bonfim.
O velório acontece das 10h às 12h, no Memorial Vila Nova e, em seguida, o sepultamento.

A medida é parte do Código Eleitoral que institui imunidade para os concorrentes nos 15 dias que antecedem a eleição. Cinco dias antes do pleito, marcado para 15 de novembro, eleitores também não poderão ser detidos se o caso em questão não se configurar como flagrante, não for decorrente de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.
Tanto no caso de eleitores quanto de candidatos, a regra vigora até 48 horas após o término do primeiro turno.
A Agência Brasil lembra que também neste sábado (31) expira o prazo para a requisição de funcionários e instalações destinadas aos serviços de transporte de eleitores no primeiro e no eventual segundo turno de votação.
Fonte: Madrenotícias
Secom
Trabalho missionário com a juventude continua, mesmo em meio à pandemia. Relatos da animação vocacional na Bahia e no Paraná.
Por Josky Menga e Arlei Pivetta*
A pandemia pegou todos de surpresa. O que era uma situação muito distante nos meses de outubro e novembro de 2019, “um problema” dos chineses, passou a ser “um problema” dos europeus em janeiro e fevereiro de 2020 e passou a ser “um problema” da América, com forte incidência no Brasil, em particular em março, e logo depois chegou na África e espalhou-se pelos cinco continentes. A pandemia mudou tudo, parou o mundo, colocou o rico e o pobre no mesmo barco, ninguém podia sair de casa. Os hospitais ficaram cheios, um caos na saúde. Mesmo nos países com mais condições e possibilidades, o número de mortos aumentava a cada dia. Nada é a mesma coisa e o mundo nunca mais será o mesmo.
De criança a adulto, só se falava de Coronavírus ou Covid-19 nas casas, nas televisões e tudo girou em volta da pandemia. Ninguém aguentava mais ver as pessoas sofrendo dentro de casa por medo de morrer e de perder alguém da família, e até hoje ainda continuam as mesmas situações, apesar de algumas flexibilizações. Muitos perderam os seus entes queridos sem chance de ver o corpo ser enterrado, às vezes com a presença de duas ou cinco pessoas da família. As máscaras e álcool em gel se tornaram as nossas companheiras de todos os dias por medo de contaminar e de ser contaminado.
Porém, a relação com os jovens precisava ser mudada. Mudar sempre traz dor, sofrimento, incerteza e dificuldades. Mas como já dizia os filósofos da antiguidade, “crise é crescimento com dor”. A crise faz necessário se reinventar, mudar “rotas”, inovar. O contato com os jovens foi bastante prejudicado, principalmente pela pandemia ter aparecido nos primeiros dias do ano letivo, quando o contato com os jovens do Ensino Médio e da universidade estava a dar os primeiros passos. Com início do planejamento pastoral, havia muitos projetos com os jovens e tudo tinha que mudar, em Cascavel e Jaguarari onde atuamos, tudo tinha que tomar outro rumo, por exemplo, um grande momento de contato com os jovens era a “Missa Jovem”, que ocorria em Jaguarari uma vez por mês com os jovens da cidade em diferentes comunidades e núcleos da paróquia, durante as festas dos padroeiros, e em Cascavel todas as quintas-feiras de cada mês na Catedral Nossa Senhora Aparecida e reunia mais de 3000 jovens. Com a pandemia, tudo foi cancelado.

Pouco trabalho de campo foi feito no caso de Cascavel, mas o que não morreu foi o sonho, é só abrir novamente as portas das escolas e universidades que o trabalho retorna. Em Jaguarari, outras atividades foram inventadas para continuar a evangelização e animação para os jovens através das redes sociais, onde iniciamos o projeto das Lives da Juventude, Papo Jovem todos os sábados na rádio comunitária da cidade Top Fm 104.9, para poder discutir as diferentes temáticas para manter contatos com a juventude. Isso foi e está sendo muito bom e proveitoso. Estamos esperando a situação melhorar para tudo voltar a funcionar e ter contato físico com a juventude.
Entre os Macuas em Moçambique tem um ditado que diz mais ou menos assim: “Parar não significa abandonar o caminho, é recuperar as forças para caminhar com mais ânimo”. Este ano foi de olhar e avaliar o que se pode fazer para o próximo. Todos sofreram com a pandemia, uns mais, outros menos. Porém, para a juventude foi algo bastante forte, pois foram obrigados a ficar “presos” dentro de suas casas, isolados do convívio social e ainda com a insegurança sobre o futuro estudantil, econômico e o medo da morte de pessoas próximas e a própria morte. A internet deu e dá uma grande possibilidade para os jovens de interagir, estudar, mas mesmo assim limita o contato pessoa a pessoa, necessário para o crescimento do ser humano em plenitude, o contato pessoal é de extrema importância para a formação do ser humano como um todo.
O isolamento social foi uma novidade para muitos e ninguém estava preparado para isso e saber lidar com esse novo na humanidade. Por isso a pandemia colocou um ponto final na vida de muitas pessoas, muitos perderam os empregos, a juventude não sabia e não sabe como será amanhã até achar uma solução, mas também do outro lado abriu as portas para sonhar melhor no futuro. Para muitos jovens, porém, esse momento foi “um retiro”, momento de parar e de pensar sobre o futuro, momento de se retirar, de entrar dentro de cada um para pensar melhor sobre o projeto de vida, o que não deu para realizar esse ano esperamos que seja realizado nos próximos. A juventude não pode parar de sonhar, sempre tem que olhar para o alto e confiar em Deus que tudo isso vai passar e um momento melhor chegará. O que não morreu foi o sonho.
* Josky Menga, imc, é animador vocacional em Jaguarari, BA e Arlei Pivetta, imc, é animador vocacional em Cascavel, PR.