Os vereadores de Jaguarari aprovaram a regulamentação do Piso do Magistério em 33,24%, demonstrando total apoio aos professores da rede municipal de ensino. A votação foi unânime na Sessão Ordinária desta quinta-feira (28.04). Após muita polêmica provocada pelos discursos dos representantes do Sindicato, de que a Câmara deveria colocar uma emenda que constasse na Lei 07/2022 de que todos os níveis dos profissionais do magistério municipal seriam contemplados, vereadores da base e também da oposição ao prefeito Antônio Nascimento (PT) rebateram o SINDSPUJ sob a alegação de que a referida instituição está mal assessorada juridicamente e que seria inconstitucional qualquer alteração na referida Lei.

A Lei 07/2022 aprovada já na noite de ontem (quinta-feira, 28 de abril) prevê que os profissionais do magistério com carga horária de 20h (vinte horas) semanais passarão a receber, como salário base, o valor de R$ 1.922,81 (um mil, novecentos e vinte e dois reais e oitenta e um centavos) e os professores com carga horária de 40h (quarenta horas) semanais receberão o valor de R$ 3.845,63 (três mil, oitocentos e quarenta e cinco reais e sessenta e três centavos) retroativo a fevereiro do corrente ano.

Mesmo contra o que defendia o SINDSPUJ, quanto a reposição de 10,06% aos professores, com o PISO fixado pela Portaria 67/2022 do Governo Federal, de 33,24%, os professores de Jaguarari são os únicos na região a receberem no mesmo ano o valor salarial 43,30% em seus vencimentos, fora o que incide de vantagens previstas no Plano de Cargos e Salários.

Nós, professores da rede municipal de ensino de JAGUARARI, vimos por meio dessa carta aberta a toda sociedade jaguarariense, especialmente aos pais de alunos da rede municipal,  manifestar nosso sentimento de descontentamento e mostrar a  indiferença e desrespeito para com os professores deste município pela gestão municipal.

A  Prefeitura de Jaguarari não tem interesse algum  em cumprir a  lei referente ao Novo Piso Salarial Nacional do Magistério da Educação Básica, com reajuste anual garantido pela Lei n° 11.738 de 2008.

Até o momento a Prefeitura de Jaguarari  não divulgou informações reais do projeto enviado à Câmara Municipal

para ser aprovado em regime de urgência na próxima sessão. O projeto deverá conceder o reajuste de 33,24% A TODOS OS NÍVEIS DE ACORDO COM A LEI DE PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS , Lei n° 772 de 30/12/2010, que foi enviada, aprovada e sancionada pelo mesmo gestor que está aí. Agindo assim, o mesmo está descumprindo a lei ,  que já está  sendo cumprida por prefeituras de cidades circunvizinhas e tendo postura contrária a própria lei criada por ele.

A negativa do Prefeito de Jaguarari em nos conceder o reajuste, que deveria ter sido feito desde fevereiro de 2022, revela a falta de VALORIZAÇÃO, COMPROMISSO, DIÁLOGO e TRANSPARÊNCIA para com a nossa classe. Fizemos 5 dias de paralisação, o que não adiantou e com tais atitudes grotescas do governo municipal, no último dia 19/04 decidimos em assembleia  deflagrar greve por tempo indeterminado. 

Reiteramos que o novo piso é lei, deve ser cumprida, e que não abriremos mão do que é nosso por direito, pois professores lutando também estão ensinando. Convidamos a toda sociedade a somarmos forças em defesa da educação pública de Jaguarari. 

"Não valorizar um professor é não se importar com o futuro de uma nação".

Nossa reivindicação é justa, pacífica e imprescindível para o exercício da profissão. Portanto, considerando os dispositivos legais supramencionados solicitamos, o apoio de toda sociedade jaguarariense, para que o Sr. Prefeito Antônio Nascimento cumpra seu papel e aplique conforme a lei, o reajuste de 33,24% aos vencimentos salariais  dos professores de JAGUARARI


JAGUARARI, 26 de abril de 2022


Professores da Rede Municipal de Ensino de Jaguarari

O pré-candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), citou o presidente americano Franklin Delano Roosevelt ao ser perguntado sobre a postura do adversário ACM Neto de não querer se vincular a nenhuma pré-candidatura presidencial, em entrevista à rádio Baiana, de Candeias, hoje à tarde: “Não sei qual é o caminho para o sucesso, mas o do insucesso certamente é querer agradar a todos”.

Roma reiterou a sua posição de estar firme com o presidente Bolsonaro, que foi o principal motivo do rompimento dele com o ex-prefeito de Salvador. “Ao contrário do pré-candidato do União Brasil que quer agradar todo o mundo, eu faço oposição ao PT e integro um projeto antagônico ao do ex-presidente Lula. Sou aliado de Bolsonaro”, afirmou.

O ex-ministro da Cidadania observou que o recado das ruas é o crescimento da aprovação de Bolsonaro, o que as pesquisas também já sinalizam. Roma, no entanto, em relação às sondagens eleitorais, considerou que “treino é treino, e jogo é jogo”. “Tem muita água para rolar ainda embaixo da ponte”.

“Se pesquisa determinasse o resultado das eleições, Bolsonaro não seria o nosso presidente hoje”, disse o pré-candidato que teve seu índice de intenção de votos ao governo da Bahia dobrado no último levantamento da Paraná Pesquisas.

Para João Roma, a eleição deste ano será acirrada e possivelmente a mais importante da história. “Existem dois projetos em disputa, o do PT, que envergonhou toda a nação brasileira, e o de Bolsonaro, em defesa da liberdade e dos valores da família”, disse destacando, que, na Bahia, é preciso mudar a postura para devolver ao estado a sua posição de protagonismo. “Tirá-lo da vergonhosa posição de ter os piores indicadores sociais do Brasil”.

Assessoria de Comunicação
Deputado Federal João Roma

Atenção Professores! Convocação de greve!  
     
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaguarari, convoca todos os professores com matrícula na Prefeitura deste município, para aderir a Greve dos Professores que terá início nesta quinta-feira (28/04/2022), pelo cumprimento urgente da lei do Piso Nacional do Magistério e da Portaria Ministerial nº 67 de fevereiro de 2022, direito que grita por efetivação.

Estamos falando de Greve por tempo indeterminado com a categoria de professores, a partir do primeiro minuto desta quinta (28/04/2022), para fazer com que o Governo Municipal atenda as reivindicações do SINDSPUJ, conforme deliberações de assembleia deste sindicato. 

Em tempo, também as convoca para uma Mobilização que acontecerá na quinta-feira referida, das 8:30 as 11:00h, no Auditório do SINDSPUJ. 

Faz-se necessário dizer, que se as reivindicações referidas forem atendidas, a greve se fará desnecessária.    

Contamos com a adesão dos servidores em massa.

Atenciosamente,


       DIRETORIA EXECUTIVA DO SINDSPUJ



A 15ª Cavalgada Pisada de Ouro de Jaguarari já se aproxima e as camisas já estão disponíveis nos pontos de venda. Você pode adquirir sua camisa na Paula Lanches ou na Casa das carnes na Rua Alto de São Vicente, lembrando que as camisas para crianças entre 6 a 10 anos são limitadas, então corra e garanta já a sua e marque presença na maior e melhor cavalgada da Bahia.

O prefeito de Jaguarari, Antônio Nascimento (PT), que em 7 de abril entrou no período de 30 dias de férias, deixando o vice-prefeito, Dr. Veloso, em seu lugar resolveu abortar as suas férias para reassumir o cargo para o qual foi eleito em 2020. Segundo informações obtidas com exclusividade pelo Jaguarari Online, no último dia 19 o prefeito protocolou Ofício na Câmara informando o seu retorno, previsto para segunda-feira (25/04).

Além dos inúmeros contratos e decisões que estão pausadas, o que impede o andamento normal da gestão e os serviços públicos, Antônio Nascimento já têm uma reunião marcada com a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Jaguarari - SINDSPUJ, que na última terça-feira (19) confirmou greve geral por tempo indeterminado dos professores, que exigem o pagamento dos 33,24% referentes ao piso nacional do magistério.

Recentemente o gestor concedeu a reposição de 10,06% para todos as categorias, exceto servidores que recebem salário mínimo.

A Frente Nacional dos Prefeitos emitiu, no início do ano, parecer contrário ao pagamento dos 33,24% e outro fator de risco aos grevistas é a Lei Eleitoral, que barra vantagens/reajustes salarial em período eleitoral.

Em entrevista à Rádio Top Fm desta sexta-feira, 22, o vice-presidente do SINDSPUJ foi indagado sobre possíveis riscos da Justiça entender como desnecessária a greve, haja vista as crianças e adolescentes do Município terem ficado dois anos seguidos sem aulas presenciais, porém Wilson Silva afirma que a entidade está tranquila quanto a decisão tomada pelos grevistas.


Segundo o vídeo e publicação nas redes sociais, os moradores, informam que  já fizeram o pedido do melhoramentos das estradas das Fazendas Poço dos Cavalos, Caititus, Craitu, Caraíba do Mel e Riacho do Capim, desde o ano passado e nunca foram atendidos.

A máquina já esteve em comunidades próximas e promessas foram feitas que iam atender as referidas comunidades, só que nunca aconteceu nenhum melhoramento na região.  O que revolta os moradores é que a máquina passou pelas comunidades sem fazer nenhum serviço e foi para outras. 

Povo clama por estradas melhores, pois estão sofrendo com as péssimas condições que se encontra as estradas do município de UAUÁ.

Após assembleia realizada no dia 19, terça-feira, os professores do município de Jaguarari reuniram-se para deliberar e discutir a situação do pagamento do piso salarial. Se já não bastasse a indiferença total durante ano passado para com o Sindicato, a gestão simplesmente se calou, não apresentou proposta nenhuma em relação ao cumprimento da lei, nem apresentou o impacto de folha com o possível aumento, nem qualquer documentação para análise pelo jurídico. 


Talvez não entregaram por conta dos altos números de contratados e cargos comissionados nas escolas municipais, segundo reclamam os professores e Sindicato. Não há mesa de negociação, a gestão de forma desrespeitosa ignora o cumprimento da lei federal. 

Lei essa que foi muito bem abordada pelo Dr. Severiano Alves, convidado para se fazer presente na assembleia.  Ele que foi relator do projeto do piso quando ocupou o cargo eletivo de deputado federal e deixou bem claro que o piso está atrelado ao Plano de Cargos e Salários, incidindo sobre todos os níveis de acordo com a formação de cada professor. Fato esse negado pela atual gestão.

Na oportunidade os professores presentes concordaram em entrar em greve por tempo indeterminado a partir da legalização dos atos e decisões deliberados em assembleia, o que acontecerá semana que vem.

Blog do Netto Maravilha

A exposição midiática de contratos licitatórios entre a empresa Correia Arte e Papelaria LTDA e o município de Jaguarari, é um feito acertado pela imprensa local e regional. É um passo que deve continuar divulgando todos os contratos deste município com tal empresa e com tantas outras que assim o fizer. São atos públicos. Qualquer integrante de imprensa que tenha considerado grave a existência desses contratos, sinta-se livre para apurar. O SINDSPUJ nada tem a ver com tais contratos. Mas, pela conduta da empresa em foco, tem a certeza de que seus proprietários jamais deixariam de prestar qualquer esclarecimento a sociedade sobre o fato.

Se o Estatuto da Advocacia permite que advogado exerça uma atividade empresarial particular, com que argumento o SINDSPUJ tentaria proibir o seu assessor jurídico de ser sócio da empresa de sua família que vende para todas as prefeituras da região há anos? Sendo sócio ou não, a empresa lhe pertence e isso nunca foi negado. Qual seria a novidade?

Inclusive, há mais de oito anos o Dr. Elói Correia da Silva Júnior é o assessor jurídico do SINDSPUJ, junto as demais pessoas que compõem o escritório Correia & Menezes Advogados Associados, situado na Praça Nova do Congresso, 480, Primeiro Andar, Centro, Senhor do Bonfim-Ba.

O Contrato de Prestação de Serviços Advocatícios que rege tal assessoria, dispõe de cláusulas exclusivas para atender as necessidades legítimas dos servidores públicos filiados a este sindicato, desde 24 de janeiro de 2014. O serviço vem sendo prestado através de inúmeras ações em defesa dos direitos em geral. Inclusive, são mais de 350 processos ajuizados contra o município de Jaguarari para obrigá-lo a conceder os direitos negados.

Dezenas de denúncias no Ministério Público já foram feitas pelo SINDSPUJ a luz de sua assessoria jurídica, sempre que se escancara o descumprimento de lei, como por exemplo foi denunciado recentemente o não cumprimento da lei do Piso Nacional do Magistério e há poucos meses, a contratação abusiva na folha de pagamento da PMJ, e através de cooperativas. É pouco?

Diga-se de passagem, quem prevarica é o agente político. E por qual motivo isso não é dito por quem tenta negar que ao descumprir uma lei, o agente político prevarica? Proteger governo opressor por quê? Tentar descaracterizar as ações do SINDSPUJ e de sua assessoria jurídica, por quê? A mando de quem?

Faz-se oportuno dizer, que em dezembro de 2013 o SINDSPUJ demitiu a antiga assessoria jurídica ao constatar que a negligência profissional prejudicou servidores públicos. Isso ainda está valendo. Se alguém comprovar documentalmente que a atual assessoria deste sindicato prejudicou algum servidor público no nosso contexto, ou que deixou de atender as convocações deste sindicato para acudir as necessidades legítimas dos servidores, se manifeste. Se for comprovado, medidas serão tomadas.

Ainda cabe destacar, que a assessoria jurídica do SINDSPUJ, em suas obrigações contratuais (de 2014 para cá), já realizou mais de 80 plantões jurídicos, exclusivos para atender servidores filiados e respondeu a mais de 2.200 e-mails encaminhados pela Diretoria deste sindicato. E o trabalho não para. O Dr. Elói participa ativamente de assembleias, mobilizações, reuniões, de entrevistas, de tudo que envolve o sindicato em foco. Sempre se posiciona e age em favor dos servidores. E atuou de forma brilhante na greve geral de 86 dias em 2018, greve que resultou em reajuste salarial para todos os servidores públicos com matrícula na prefeitura, sem exceção.

E mais uma greve poderá ser deflagrada terça-feira (19/04/2022), se os direitos não forem concedidos com urgência. O Dr. Elói é a favor e está orientando o passo a passo para que aconteça na forma da lei. Onde estaria a falha dele enquanto assessor jurídico do SINDSPUJ? E onde estaria falhando o SINDSPUJ que há anos defende os servidores públicos, incansavelmente?

Sempre com a verdade lutaremos contra a opressão que está vindo de todos os lados.

A luta segue firme na defesa dos direitos! É pacífica! Mas, não é ingênua.

Estamos percebendo que estão tentando nos prejudicar. Não vão conseguir.

Somos um sindicato atuante! Se alguém já fez mais que o SINDSPUJ pelos servidores públicos, prove!

Se provar, nosso reconhecimento será de público. 

Sempre na luta,

DIRETORIA EXECUTIVA DO SINDSPUJ

Os produtos culturais e científicos no nosso país têm sido veiculados, sobretudo, por meio de uma rede de solidariedade coletiva. Compre seu livro, O CORAÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA: SENTIR A HUMANIDADE COMO CIVILIZAÇÃO DAS ESTRELAS, do escritor e ativista ambiental Juracy Marques, uma linda narrativa da saga da humanidade desde os primeiros hominídeos até nós (Sapiens), hoje, considerados Homo deus (Harari, 2016), Homo algoritmo. Este último forjado na datasfera, ou seja, numa sociedade plataformizada (mundo dado) pelo código software (Accoto, 2021).

Criticando um futurismo distópico, delirante, que tem trazido grandes sofrimentos à nossa espécie, nessa intensa produção, Juracy Marques defende que a nossa felicidade é, essencialmente, analógica e que a saída para as questões profundas da humanidade está, sobretudo, no nosso coração que é, também, parte do coração da Terra, do Universo, e que pulsa como as estrelas, para ele, o ancestral cósmico de todos nós. Trata-se de uma imperdível leitura para todos aqueles fascinados pela história e evolução humanas.

Link para pré-compra:https://forms.gle/VaaBTN7fAhyqGdto8

Sabendo da problemática que impede a ativação do sinal de celular do DISTRITO DE GAMELEIRA, o Vereador André Nascimento solicitou ao Deputado BOBÔ e ao Prefeito SEU ANTÔNIO, que se encontram na capital, agilidade no processo junto a SEINFRA.

De acordo com o Vereador ANDRÉ NASCIMENTO, a problemática está na rede elétrica, por ser MONOFÁSICA, não atende a exigência da antena que funciona em REDE TRIFÁSICA. Em contato com a SEINFRA o Vereador foi informado que medidas para solucionar o problema já foram tomadas, no mês de junho o sinal será ativado.

O vereador também recebeu a confirmação da ativação do sinal de celular do DISTRITO DE JUACEMA e o processo de licitação para lNSTALAÇÃO DO SINAL de celular no Povoado de JACUNàque ainda este mês será publicado.

POrtall Gameleira

Atenção Servidor! Convocação!

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaguarari – SINDSPUJ convoca todos os servidores públicos com matrícula na Prefeitura deste município, a paralisar suas atividades laborais nos dias 19 e 20/04/2022, pelo atendimento urgente da Pauta de Reivindicação deste sindicato, pelo cumprimento de Pisos Federais e retroativo de direito. 
 
Lembramos que nesta paralisação poderá ser deflagrado Greve por Tempo Indeterminado, se houver adesão necessária, e se os direitos não forem concedidos com urgência. 

Estamos falando de paralisação de 48hs com todas as categorias de servidores, do primeiro minuto de terça-feira (19/04/2022) à meia noite de quarta-feira (20/04/2022), para fazer com que o Governo Municipal atenda com urgência as reivindicações do SINDSPUJ.

Em tempo, também as convoca para uma Assembleia Geral Extraordinária, que acontecerá no dia 19/04/2022, das 9:00 às 18:00, no Auditório do SINDSPUJ. 

Em relação aos serviços essenciais do município, no dia dessa paralisação, manter-se-á o percentual de 30% (trinta por cento) do quadro destes funcionários, atuando por respeito as leis e a população em geral.

Contamos com a adesão dos servidores em massa.

Subscreve,

DIRETORIA EXECUTIVA DO SINDSPUJ

O pré-candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), reagiu ao ataque do ex-secretário de educação do governo petista, Jerônimo Rodrigues, ao presidente Jair Bolsonaro, em entrevista à rádio Massa FM, na manhã desta quinta-feira (14).
 
“O presidente Bolsonaro disse o que os fatos comprovam. A Bahia ocupa a última colocação no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb). O pior ensino do Brasil é o troféu do atraso que conquistou o pré-candidato do PT como secretário de educação. Isso é indiscutível”, disse Roma.
 
O pré-candidato bolsonarista destacou que a Bahia está no fim da fila também da saúde e segurança pública. “O legado dos 16 anos de PT para os baianos são os piores indicadores sociais do Brasil, mas o seu pré-candidato tem a desfaçatez de dizer que o presidente Bolsonaro não cuida de gente”.
 
Para o ex-ministro da Cidadania, o petista não vive na realidade, vive na propaganda do PT. “Será que ele não sabe que o presidente Bolsonaro socorre mais de duas milhões de famílias baianas com o Auxílio Brasil, que são R$ 400 todo mês para aqueles que sofrem com a falta de oportunidades que não foram criadas nesses 16 anos petistas?”.
 
Roma não perdeu a oportunidade de lembrar ao pré-candidato petista que a vacina que está imunizando os baianos contra o coronavírus veio do governo de Bolsonaro. “A vacina do governador Rui Costa, a tal Sputnik, não chegou, nem teve validação da Anvisa”.
 
Na avaliação de João Roma, o povo da Bahia está vendo a diferença de postura do presidente Bolsonaro com relação ao passado petista, quando houve desvio de bilhões da Petrobras que dariam para fazer 100 transposições do Rio São Francisco. “Em três anos, Bolsonaro está fazendo a água chegar no Nordeste, o que o PT não fez em 16 anos”.

ASCOM

O vereador Ze Galego - PP, com objetivo de ajustar a distribuição e o abastecimento de água conforme sugestões da população, esteve na manhã desta segunda-feira (11), acompanhando de perto o abastecimento do reservatório de água potável do povoado de Flamengo. Na oportunidade, buscando melhorar a distribuição da água, o vereador apresentou sugestões obtidas em conversa com a população local.

Os caminhões pipas são ofertados diariamente pela Prefeitura Municipal de Jaguarari, que segue realizando e beneficiando essas famílias que não conseguem outra fonte de captação hídrica.

POrtall Gameleira

Por volta das 15h30 do dia 13/04/22, a Guarnição CETO Urbana do 6º BPM em patrulhamento na cidade de Jaguarari foi solicitada para atender denúncia de disparos de arma de fogo próximo ao pontilhão, ao chegar no local a guarnição PM foi recebida a tiros por diversos homens armados, havendo o revide proporcional pela PM.

Após varredura no local foi localizado 01 resistente ferido e portando arma de fogo, de imediato foi prestado o socorro ao Hospital Local.

Material em poder do indivíduo 29 trouxas de maconha, 232 pedras de crack, 09 trouxas de cocaína, 02 balanças de precisão, R$ 123,00 em espécie, 01 revolver calibre 32 com 03 munições deflagradas.

ASCOM / PM

O pré-candidato a governador da Bahia, deputado federal João Rom (PL), garantiu que o Auxílio Brasil não vai acabar este ano, como vem sendo propagado por adversários políticos. “Isso é fake news”, afirmou o ex-ministro, considerado o pai do Auxílio Brasil em entrevista hoje à rádio Top, de Jaguarari, norte da Bahia.
 
Segundo Roma, o Auxílio Brasil é um programa social permanente de transferência de renda. Está previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano que vem, a ser encaminhada ao Congresso. 
 
O apresentador da emissora, Carlos Roberto, fez questão de perguntar sobre o assunto ao parlamentar, porque na região norte da Bahia circula o boato que o Auxílio Brasil só vale até o final deste ano. Para Roma, o fake news, espalhado por adversários, segue a mesma linha do que falavam na campanha de 2018 sobre o Bolsa Família. 
 
“Diziam que, se Bolsonaro fosse eleito, ele acabaria o Bolsa Família. E a verdade foi que, eleito, ele fez algo melhor. Substituiu o Bolsa Família pelo Auxílio Brasil, acabando com a fila, ampliando o número de beneficiários e mais do que dobrou o valor destinado às pessoas necessitadas, que hoje ganham R$ 400 mensalmente”, explicou o parlamentar.
 
Roma destacou ainda que não houve só o aumento do valor, mas o beneficiário agora não perde mais o benefício no caso de ter a carteira de trabalho assinada. “Muito pelo contrário. Ele permanece por dois anos recebendo o auxílio de R$ 400 e mais R$ 200 reais, perfazendo, no caso de ganhar um salário mínimo, uma receita de R$ 1.800”, disse.
 
Durante a entrevista, o pré-candidato bolsonarista também falou do Canal do Sertão, que é o sexto e último trecho da Transposição do Rio São Francisco e beneficiará a Bahia. 
 
“O governo federal está desenvolvendo os projetos. Com fé em Deus, será uma das grandes realizações do segundo mandato do presidente Bolsonaro, que vai melhorar a vida de muitos baianos”,  disse Roma, acrescentando que foi incluída no projeto a perenização do Rio Vaza-Barris.

ASCOM

Os vereadores Adílio Morais, Cordeiro e Gugu apresentaram requerimentos na sessão do dia 30.03.22, onde cobram do prefeito Marcos Lobo, que conceda os reajustes dos servidores  de diversas classes que estão com os seus salários prejudicados, pois no ano de 2021 não tiveram reajustes, e em 2022 até presente data não foi respeitado os seus direitos.  São dois anos da administração do Prefeito Marcos Lobo sem conceder reajustes para os servidores. 

Vereador Gugu apresentou o Requerimento Nº 22/2022, onde reivindica  o reajuste dos Servidores Públicos Municipais, conforme a Lei 616/2019 – Plano de Cargos e Salários dos Servidores Municipais;

O vereador Adílio Morais apresentou o requerimento Nº 23/2022, cobrando  o reajuste de 33,24% Piso Salarial dos  professores;

O vereador Cordeiro apresentou o requerimento Nº 24/2022, cobrando o reajuste da Guarda Municipal. 

Infelizmente em UAUÁ os servidores públicos não tem seus direitos respeitados!

Pai do Auxílio Brasil, o ex-ministro da Cidadania e pré-candidato a governador da Bahia, deputado federal João Roma, destacou a necessidade de a Bahia retomar seu protagonismo nacional em pronunciamento durante o lançamento da pedra fundamental do distrito industrial de Cruz das Almas. 
 
“Não dá para ver o Brasil seguindo em frente e o governo da Bahia remando pro lado. Perdemos peso na economia nacional”, afirmou ele, lembrando que hoje Santa Catarina tem o PIB maior que o baiano, e outros estados, a exemplo de Goiás, Pernambuco e Ceará, se aproximam. “Salvador que liderava a economia nordestina já foi superada por Fortaleza”, disse Roma.
 
Para o pré-candidato liberal ao governo baiano, a Bahia não é um problema para o Brasil. “A Bahia é solução para o Brasil, com as inúmeras potencialidades que tem nos mais diversos setores que precisam ser exploradas para o desenvolvimento social e econômico do povo baiano e de todo o país”.
 
Roma citou o exemplo da matriz energética da Bahia, que é 70% renovável, não se restringindo à hidreletricidade, mas que vem se diversificando com outras fontes, como a eólica e solar. “Chegou a hora também de despontarmos na área de tecnologia. Direcionar a criatividade genuína do povo baiano para o desenvolvimento desse dinâmico setor da economia”.
 
O ex-ministro disse que, caso seja eleito governador da Bahia, pretende repetir o mesmo ritmo de trabalho de quando esteve no Ministério da Cidadania. 
 
“Em Brasília, desenvolvemos inúmeras ações, com destaque para o Auxílio Brasil, que representaram o trabalho de 10 anos em apenas um. Na Bahia, vamos nos esforçar para, em quatro anos, fazermos o trabalho que duraria 40 e colocar o nosso estado na posição de liderança que merece”, disse o pré-candidato bolsonarista.
 
Neste final de semana, além de Cruz das Almas, João Roma esteve, no domingo, em Feira de Santana e Conceição do Coité, pela tarde. No sábado, visitou Parapiranga e  Coronel João Sá.

ASCOM

Criminosos armados com pistolas renderam e amarraram os pés e mãos de sete trabalhadores e roubaram um trator, uma caminhonete pertencente a prefeitura de Jaguarari, além de dinheiro e combustível. O fato aconteceu entre às 18h de quarta-feira (06/04) e 02h da madrugada de quinta-feira (07) em uma casa localizada na Fazenda Adutora, estrada do distrito de Abóbora, zona rural de Juazeiro-BA.

De acordo com informações, a princípio havia três pessoas na casa, quando chegaram dois homens no local pedindo água e informando que o carro deles tinha quebrado. No momento que um dos trabalhadores foi buscar água, os indivíduos sacaram as armas e anunciaram o assalto e amarraram os pés, mãos e colocaram um pano no rosto das vítimas. Em seguida outros quatro trabalhadores que chegavam na propriedade também foram rendidos e amarrados. Depois chegaram mais criminosos.

Após os criminosos levarem o trator e a caminhonete Ford Ranger, os outros indivíduos permaneceram no local por alguns minutos, e antes de fugirem ameaçaram as vítimas, em seguida entraram em um veículo e se evadiram do local tomando destino ignorado. Cerca de trinta minutos após a fuga dos bandidos, as vítimas conseguiram se soltar, em seguida saíram em busca de socorro, e após andar a pé por aproximadamente dez minutos chegaram em uma residência e pediram para o dono da casa ligar para a Polícia Militar. A PM chegou minutos depois e realizou diligências no intuito de localizar os criminosos, porém sem êxito.

Portal Jaguarari

Diante dos últimos acontecimentos, onde as contas de energia do município de Jaguarari já vieram com a cobrança da COSIP (...), venho acompanhando as reclamações e revolta da população.

Venho esclarecer que ao ter conhecimento da chegada de tal projeto na Câmara de Vereadores, observei que não era algo benéfico para a população e não votei por sua aprovação.

Vivemos um período complicado de pandemia, de aumento dos preços, onde a grande maioria das famílias perdeu seu poder de compra , passando por várias dificuldades e meu mandato não poderia se comprometer com um projeto que vai pesar mais ainda no bolso dos munícipes.

Como vereador nunca apoiaria uma ação dessas, pois acredito que a população já passa por inúmeros problemas e toda gestão precisa priorizar o cidadão.

Jaguarari precisa de políticas públicas, projetos que facilitem e melhorem a vida da população e não pagar por aquilo que pode ser pago com recursos públicos do município, que já é o retorno dos impostos de todos os cidadãos.

Na oportunidade, reafirmo meu compromisso desse vereador com os interesses e bem estar da população jaguarariense.

Respeitosamente,


Márcio José Gomes de Araújo



Jaguarari, 06/04/2022.

Na sessão desta quinta-feira (07/04), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia acataram as conclusões contidas em relatório de auditoria realizada na Prefeitura de Senhor do Bonfim, que apontou irregularidades na prestação de serviço de limpeza pública, no exercício de 2017. O relator do processo, conselheiro Raimundo Moreira, imputou ao ex-prefeito Carlos Alberto Lopes Brasileiro – gestor responsável pelo período auditado – multa no valor de R$8 mil.

Também foi determinado o ressarcimento aos cofres municipais, com recursos pessoais, da quantia de R$32.761,64, em razão da ausência de comprovação do serviço prestado e da não apresentação dos tickets de pesagem da totalidade do mês de janeiro, o que configura pagamento efetuado a maior pela divergência nas medições das quantidades pesadas de entulhos removidos. O conselheiro Nelson Pellegrino, em voto divergente, propôs que além do prefeito, também a empresa fosse obrigada, de forma solidária, ao ressarcimento. Para ele, a medida teria inclusive um caráter pedagógico – alertando empresas sobre os riscos de ações ilegais para o recebimento de valores públicos não devidos.

Para a auditoria temática de engenharia sobre limpeza urbana em Senhor do Bonfim foram selecionadas duas contratações diretas – por dispensas emergenciais – realizadas junto à empresa “Torre Empreendimentos Rural e Construção”, que envolveram recursos da ordem de R$2.177.198,71. Os contratos previam a execução de serviços de coleta e transporte de lixo domiciliar, comercial, de varrição de feiras livres com caminhão coletor compactador e remoção de entulho.

O relatório de auditoria apontou divergências de valores informados na planilha de medição no serviço de remoção de entulho indicado no processo de pagamento e o valor apurado nos tickets de pesagem disponibilizados pela administração municipal, no período de janeiro de 2017. A diferença a maior na pesagem foi 520,77 toneladas, equivalente ao montante de R$32.761,64. Isto porque, a planilha de medição – referente ao período de 02/01/17 a 31/01/17 – indicou que o valor apurado da medição da remoção de entulho foi de 1.037,96 toneladas/mês, enquanto os tickets de pesagem da remoção de entulhos fornecidos pela Administração Municipal registram a quantidade de aproximadamente 500 toneladas/mês.

Os auditores do TCM também consideraram irregular a segunda dispensa emergencial realizada pelo gestor, vez que a administração municipal dispôs de tempo razoável para proceder novo procedimento licitatório para efetuar a contratação da melhor proposta, em face do prazo transcorrido de 180 dias da primeira dispensa emergencial.

O relatório ainda registrou, como irregularidades, a prestação de serviços ocorrida sem cobertura contratual no período de seis dias; fragilidades na elaboração do projeto básico e do projeto de coleta de resíduos sólidos domiciliares/RSD, bem como na fiscalização e na gestão dos contratos, em face da ausência de portaria que designa a comissão e/ou representante da administração responsável pela fiscalização do respectivo contrato, divergências do responsável pelo contrato; ausência de parecer jurídico sobre a regularidade dos aditivos contratuais firmados.

Também foram anotadas divergências de dados declarados no sistema SIGA (do TCM) pela administração municipal na inserção de dados dos processos de pagamentos; ausência de licença ambiental do local utilizado para destinação dos resíduos sólidos urbanos (lixão); ocorrência de descarte inadequado dos resíduos sólidos (lixo); e o não atendimento dos prazos para implantação da disposição final ambientalmente adequada, em atendimento das normas ambientais contidas na Lei nº 12.305/2010 e demais alterações.

O Ministério Público de Contas, através do procurador Danilo Diamantino, opinou no sentido de que fossem reconhecidas e julgadas procedentes as irregularidades apontadas pela auditoria, com aplicação de multa ao gestor, bem como o ressarcimento dos valores relativos a serviços não comprovadamente prestados.

Cabe recurso da decisão.

Assessoria de Comunicação

Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

 


Requerimento Nº 22/2022

O Vereador Deusdete Ferreira de Souza vem, nos termos da Lei Orgânica do Município e nos dispositivos afins do Regimento Interno desta Casa Legislativa, após a aprovação do plenário, requerer do senhor Prefeito Municipal – Marcos Henrique Lôbo Rosa, que seja concedido o reajuste dos Servidores Públicos Municipais, conforme a Lei 616/2019 – Plano de Cargos e Salários dos Servidores Municipais.

J U S T I F I C A T I V A:

Os servidores públicos municipais, foram contemplados pela Lei n⁰ 616/2019 – Plano de Cargos e Salários dos Servidores Municipais, implementada no ano de 2020. No ano de 2021 não houve reajuste, e conforme o seu art. 91, "A data base, para os servidores abrangidos por esta lei, será a data de reajuste dos benefícios da Previdência Social", que é o mês de janeiro, e que o valor do reajuste será conforme a atualização da tabela de revisão geral dos aposentados e pensionistas da previdência social, prevista na Constituição Federal. Já houve aumento do salário mínimo tanto em 2021 e 2022, mas os vencimentos dos servidores municipais não sofreram qualquer reajuste, causando uma grande perda salarial para todos eles.

Sala das Sessões, em 28 de Março de 2022.


DEUSDETE FERREIRA DE SOUZA
Vereador – PCdoB – Uauá/Bahia

“O governo federal não está só recuperando e melhorando a infraestrutura de nosso país, construindo novas estradas e concluindo obras abandonadas, mas também criando melhores condições para a operação de nossa Polícia Rodoviária Federal (PRF)”, afirmou o pré-candidato a governador da Bahia, deputado federal João Roma (PL).

Roma participou da entrega das novas instalações da Delegacia e Unidade Operacional da PRF, em Paulo Afonso, na tarde desta quinta-feira (07/04). O evento contou com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, e também do novo ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento.

Para Roma, a inauguração da nova sede da PRF de Paulo Afonso, que teve investimento de R$ 1, 5 milhão, é mais uma demonstração do apreço do presidente Bolsonaro pela Bahia, que segue de mãos dadas com Brasil na trilha de seu desenvolvimento social e econômico.

“A Polícia Rodoviária Federal garante a segurança de nosso povo e da produção nacional”, disse o pré-candidato ao governo da Bahia, destacando que as operações da PRF naquela região baiana em 2021 resultaram em 359 prisões, além da redução em 50% de mortes no trânsito na comparação com 2020.

A delegacia regional atua num raio de 940 quilômetros e os trechos são distribuídos em rodovias federais de grande importância nacional, como a BR-116, que interliga as regiões Sul e Sudeste ao Nordeste.

A nova sede da PRF, na avaliação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, vai aprimorar o trabalho da unidade de referência no combate ao crime na Bahia.

Segundo Torres, o projeto de modernização da infraestrutura predial das unidades da PRF tem abrangência nacional. Ao todo, estão previstas 95 obras, ao custo de R$ 245 milhões. “É um reconhecimento aos policiais rodoviários do Brasil”, comentou o ministro.

No evento, ainda foi assinado o Termo de Autorização para início das obras das Unidades Operacionais das cidades baianas de Bendegó, Correntina, Rafael Jambeiro, Simões Filho e da sede estadual da Superintendência da PRF em Salvador.

Ascom

Hoje, dia 07, atendendo mais uma solicitação da população com indicação do Vereador Zé Galego, e entendendo a necessidade solicitada pelo o vereador, onde famílias sofrem com a escassez de água. O Prefeito Seu Antônio através da (CERB)deu início a perfuração de um POÇO ARTESIANO no povoado de Flamengo.

O vereador, salienta que: “fazer gestão pública, é atender dos anseios da população”, frisa os agradecimentos ao prefeito Seu Antônio, por atender sua indicação.

POrtall Gameleira


Segundo o vídeo dos moradores, eles já fizeram o pedido do melhoramentos das estradas das Fazendas Poço dos Cavalos, Caititus, Craitu, Caraíba do Mel e Riacho do Capim, desde o ano passado e nunca foram atendidos.

A máquina já esteve em comunidades próximas e promessas foram feitas que iam atender as referidas comunidades, só que nunca aconteceu nenhum melhoramento na região.  O que revolta os moradores é que a máquina passou pelas comunidades sem fazer nenhum serviço e foi para outras. 

Povo clama por estradas melhores, pois estão sofrendo com as péssimas condições que se encontra as estradas do município de UAUÁ.

Cadê o respeito da administração do prefeito Marcos Lobo pelo povo do interior?

O vereador André Nascimento (PT) escolheu como sua assessora de gabinete, Cássia Mabel Rodrigues, que nas eleições de 2020 fez parte da linha de frente como eleitora e defensora do ex-prefeito Everton Rocha, derrotado nas urnas.

Em suas redes sociais, André fez questão de mencionar as diferenças políticas que, segundo ele, ficaram no passado. Nascimento também relatou o respeito mútuo no que se refere a vida pessoal e, no entender de suas palavras prevaleceu o ditado popular: "política é a arte de somar", para justificar a escolha.

Confira na íntegra o post do edil.

COMEÇANDO OS TRABALHOS 
Eodrigues83 com sua postura aguerrida e corajosa.
Sempre mantivemos uma relação muito leal no que se refere ao lado pessoal, com bastante maturidade para separar o atuar profissional do particular, e apesar de termos aste mês a Câmara retoma as assessorias dos gabinetes dos vereadores e pude aproveitar o momento para ter a honra de ter iniciar este novo ciclo ao lado de @bel.rtuado politicamente em grupos opostos por vezes hoje os dois lados reconhecem de que é chegado o momento de passarmos a caminhar juntos.
Tenho certeza que as experiências diferentes que temos se somarão trazendo para o mandado perspectivas ainda melhores e ampliando a possibilidade de atingir o que os dois sempre defenderam, o melhor para o povo. 
Seja bem-vinda Mabel!
#assessoria #cmj #jaguarari

Anúncio foi feito na manhã deste sábado (2), durante visita de Rui Costa ao interior do estado.

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou, na manhã deste sábado (2), a não obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos, em todo o estado. Em espaços fechados, a exemplo do transporte público, o equipamento de proteção seguirá obrigatório.

De acordo com Rui, a decisão foi tomada após reunião com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ocorrida na noite de sexta-feira (1º) e outros detalhes constarão em decreto que deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado. Como ainda não foi assinado o decreto, a medida ainda não está em vigor.

"Hoje, a gente assina o decreto liberando o uso de máscaras em áreas abertas e daqui por diante esperamos contar com vocês pra seguir com a vacinação. Permanece, o uso [das máscaras] em ambientes fechados, principalmente em áreas confinadas como ônibus, metrô, elevador, enfim...em locais onde o vírus se transmite mais facilmente", disse Rui.

Logo após a declaração, o governador foi aplaudido por moradores de Brejões, onde ele esteve na manhã deste sábado para iniciar processo licitatório de ampliação e modernização de colégios estaduais, e autorizar assinatura de convênios com a prefeitura municipal, para requalificação de uma praça, obras de pavimentação e drenagem, além da instalação do Projeto Conecta Bahia.

Cidades anteciparam medida

Antes mesmo do anúncio do governador, prefeituras de 12 cidades baianas já haviam determinado a suspensão do uso obrigatório de máscaras em espaços abertos. A última a adotar a medida foi Alagoinhas, a cerca de 160 km de Salvador, cujo anúncio foi feito na sexta-feira.

Além disso, Vitória da Conquista e Porto Seguro liberaram o uso da máscara em quaisquer ambientes, sejam eles abertos ou fechados.

Em Salvador, o uso segue obrigatório em todos os locais. A reportagem entrou em contato com a prefeitura municipal, mas ainda não há posicionamento da gestão municipal sobre o assunto.

Em março, o governador já havia dito que a flexibilização deveria ser adotada em abril, a depender dos números da pandemia. Na época, o prefeito Bruno Reis disse que a capital baiana está pronta para a medida, e que a decisão estava pendente de um posicionamento do governo estadual.

Fonte: G1 Bahia

Atenção servidores públicos! Convocação!

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaguarari – SINDSPUJ convoca todos os servidores públicos com matrícula na Prefeitura deste município, a paralisar suas atividades laborais no dia 05/04/2022 (terça-feira), pelo cumprimento da lei de data base, por 25% de reajuste para todas as categorias (exceto professor), pelo cumprimento de Pisos federais, retroativo de direito e pelo atendimento urgente da Pauta de Reivindicação deste sindicato.      
Lembramos que nesta paralisação poderá ser deflagrado Greve por Tempo Indeterminado, se houver adesão necessária, e se os direitos não forem concedidos com urgência.  

Estamos falando de paralisação de 24hs com todas as categorias de servidores, do primeiro minuto à meia noite de terça-feira (05/04/2022), para fazer com que o Governo Municipal atenda com urgência as reivindicações do SINDSPUJ. 

Em tempo, também as convoca para uma Mobilização, que acontecerá no dia exato desta paralisação, das 8:30 às 11:00, no Auditório do SINDSPUJ. 

Em relação aos serviços essenciais do município, no dia dessa paralisação, manter-se-á o percentual de 30% (trinta por cento) do quadro destes funcionários, atuando por respeito as leis e a população em geral.

Contamos com a adesão dos servidores em massa.

Subscreve,

         DIRETORIA EXECUTIVA DO SINDSPUJ

MARI themes

Tecnologia do Blogger.