Crise hídrica na zona rural e críticas à atuação da gestão dominam as discussões na Câmara Municipal

Crise hídrica e atuação da gestão municipal

Referendando a tese de que água é prioridade para Jaguarari, vereadores da base governista e da oposição trataram sobre dificuldades para acesso a ela na zona rural de Jaguarari e o reflexo negativo na produção e à dignidade das pessoas, pela falta d’água. 

Após leitura do expediente, Valdemilson Vieira (PT) formulou proposição verbal para instituição de comitê de crise hídrica e para elaboração de políticas de convivência com o semiárido, já que os efeitos da estiagem, conforme defendeu o parlamentar, são sentidos nos diversos âmbitos e no cotidiano. 

Apesar de reconhecer o valor da ideia, Franco Melo (PcdoB), presidente da Câmara, defendeu que o comitê já existe: os membros da edilidade, eleitos, mas que, conforme salientou, colocados de lado pela gestão. Franco Melo apontou como um dos problemas do governo municipal, a falta de planejamento e dificuldade de reconhecer que melhorias precisam ser feitas. Defendeu que ser gestão não é o mesmo que ser omisso e lamentou o modo de condução das políticas públicas pelo chefe do Executivo Municipal. 

William Rogers (PcdoB), líder da bancada governista na Casa, salientou que a Câmara tem cumprido seu dever e citou a autorização para operação financeira (empréstimo), que viabilizou a compra de máquinas pesadas, como prova disso; que o gestor municipal, ao adquiri-las, cumpriu seu dever, mas que competia ao Secretário [de Obras] executar ações como a limpeza de aguadas, usando essas máquinas. 

Outra prioridade levantada: segurança!

Dourival Borges (PSDB) acentuou que a segurança pública também deve ter atenção especial e citou episódio de roubo de veículo em estrada de interligação entre Gameleira e Jacunã como ilustração. Todavia, reconheceu que a água é necessidade urgente. 

Saúde: avanços, problemas e recursos

Nivaldo Torres (PT) pediu que fossem destinados R$ 100 mil (cem mil reais) para aquisição de aparelho de raio-X e destinação para uso em unidade de saúde de Pilar. Aprovada a proposição, Franco Melo informou que, consultada a assessoria contábil da Câmara, essa opina pela viabilidade da destinação e que ele, presidente da Casa, aguardava apenas um aceno do Poder Executivo Municipal, para que a Câmara pudesse fazer a destinação de recurso. 

Zé Galego (PP) teceu elogios à gestão, em especial à Secretária Municipal de Saúde, pela atuação. Por outro lado, Saú Alencar (PSDB) criticou estado de desorganização na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Pilar e pediu que a Secretária de Saúde faça visita de vistoria in loco. 

Esporte e inclusão

João Paulo (PT) defendeu a criação de Campeonato de Futebol Master Feminino, a fim de estimular a continuidade de eventos esportivos, destacando, no caso, a participação feminina.

Novo Código Tributário Municipal: uma carga pesada!

Soró (PSDB) reiterou críticas à carga tributária municipal, por força do código vigente, mas estendeu a crítica a diversos âmbitos da gestão, questionando se essa fazia jus ao slogan “Cuidando da Nossa Gente”. 

Tribuna a disposição do cidadão

Foi autorizado, mediante requerimento, uso da Tribuna por popular, o senhor João Batista, produtor e morador da Fazenda Tanque do Serrote, da região distrital de Pilar, que pediu intervenção e ajuda dos vereadores para que aquela localidade passe a ser melhor assistida, diante do que apontou ser ela negligenciada pela gestão (intransitabilidade na estrada de acesso e interligação; falta de assistência; falta de energia elétrica, de acesso à internet e também falta d’água). 

Escuta da população

Ao final da Sessão, o presidente da Mesa Diretora, Franco Melo, informou sobre pedidos aprovados para realização de sessões itinerantes e que essas, conforme a possibilidade, acontecerão, a fim de que a população seja melhor ouvida. 

Matérias aprovadas 

REQUERIMENTOS: nº 134/2023: limpeza de aguadas e construção de cercas na região de Pilar (Nivaldo Torres); Requerimento nº 137/2023: oferta de kits escolares a estudantes da rede municipal (William Rogers); Requerimento nº 138/2023: instalação de postes e luminárias na zona rural (William Rogers); Requerimento nº 139/2023: melhorias no cemitério São João Batista (João Paulo); Requerimento nº 140/2023: criação do campeonato Master [de Futebol Feminino] de Jaguarari (João Paulo).

INDICAÇÕES: Nº 28/2023: destinação de R$ 100 mil para aquisição de aparelho raio-X, para atendimento de Pilar (Nivaldo Torres); Nº 30/2023: elaboração e envio de projeto de lei relativo ao piso salarial dos profissionais da enfermagem (Dourival Borges e Franco Melo). 

PROJETO DE LEI: Nº 07/2023, de autoria de Márcio Gomes (PSDB), passou pelo 1º turno de votação. 


28.9.2023 - Jaguarari

ASCOM – Assessoria de Comunicação CMJ