setembro 23, 2015
A+ A-

SAÚDE: POUSADA DE APOIO EM SALVADOR E TRANSPORTE DE PACIENTES VOLTAM A CAUSAR DOR DE CABEÇA EM PACIENTES QUE FAZEM TFD (Tratamento Fora do Domicílio)

 

Na tarde de hoje, quarta feira (23), um grupo de pacientes entrou em contato com a equipe do JAGUARARI ONLINE para relatar uma situação preocupante e que precisa ser revista e sanada pela secretária municipal de saúde, a senhora IZABELA PRISCILA (nora no prefeito Antônio Nascimento). De acordo com os pacientes, a pousada de apoio está longe de ser um espaço confortável e acolhedor para quem busca tratamento na capital Baiana, conforme vem sendo divulgado pela vereadora CLENILDA e pela própria secretária de saúde. Segundo o grupo de pacientes, a escada não tem corrimão, o piso é liso (observem as fotos a seguir), existem quartos abafados sem ventilação, problemas em portas dos banheiros, lâmpadas queimadas, vasos sanitários remendados com durepox. O grupo exposto ainda que não concorda com a postura da administração da pousada determinar que os acompanhantes fiquem na parte de cima das beliches, pois há pessoas idosas ou com algum problema de locomoção e aqueles que tem medo de altura e não conseguem subir com segurança.

Os pacientes que precisam fazer suas necessidades fisiológicas sentem-se constrangidos pelo fato dos sanitários ficarem dentro dos quartos e os odores exalarem permitindo que os outros pacientes do quarto ouçam e sintam tudo. Outro ponto abordado pelo grupo é o fato do café da ser servido frio e do dia anterior e pra piorar, quando um paciente chega do hospital após as 14h30 não há mais almoço, um absurdo.

Os pacientes queixaram-se também que o horário imposto pela secretária IZABELA para a saída do carro da saúde (14h) é inviável, pois a maioria das pessoas que fazem tratamento em diversas clínicas e hospitais de Salvador não consegue chegar antes deste horário e sofrem uma enorme pressão da equipe da Pousada de apoio que a todo instante ligam e impõem que os pacientes cheguem a qualquer custo na pousada. Muitas das vezes estes pacientes pagam táxi dos hospitais à pousada e/ou ficam em Salvador por mais tempo, apenas porque o carro precisa cumprir a ordem de Izabela. De acordo os pacientes, eles ainda sentem-se humilhados e abandonados quando chegam aqui em Jaguarari por ficarem ao relento porque não há um carro que os levem de volta para as localidades onde residem.

Diante de tanto descaso, tanta falta de respeito e humanidade com estas pessoas, resolvemos unir-nos a elas em busca de solução.

comida casa de apoio 2 comida casa de apoio10423694_886903431396702_4514671252840068792_n 11954810_886903408063371_2898277559809072807_npousada 03

FOTOS: FACEBOOK IZABELA PRISCILLA E CLENILDA ANANIAS