maio 20, 2016
A+ A-

TÉCNICOS DO IPHAN VISITAM 28 SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS EM JAGUARARI

Técnicos do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) visitaram o município de Jaguarari entre os dias 17 e 19 de maio. Levantamentos do Departamento de Turismo local apontam a existência de, pelo menos, 28 sítios arqueológicos em território jaguarariense (Lagoa da Ponta Baixa, Caldeirão Velho, Arapuá, Sussuarana, Tapagem, Sítio do Meio, Oliveira, Mocambo, Pedra Vermelha, São José, Muquém, Flamengo e Barrinha, este último o maior em extensão, com cerca de 4 quilômetros).

A visita consistiu em certificar a existência dos sítios arqueológicos, elaboração de um planejamento de preservação desses sítios (já existem casos de depredação de alguns desses) e a construção de um planejamento voltado ao desenvolvimento turístico.

Alex Colpas, coordenador do instituto, realizou as visitas aos sítios acompanhado dos arqueólogos Luís Viva e Samuel Gordenstein, do Doutor Professor PHD Gustavo Negreiros, do coordenador do Curso de Geografia da UNIVASF (campus Senhor do Bonfim), de representantes da administração e de Mônica Custódio Dias, estudante de geografia na UNIVASF. Eles percorreram as áreas programadas e demonstraram contentamento com o que viram.  Também se disponibilizaram a participar de trabalho conjunto com o Departamento de Turismo do Município, no sentido de contribuir na preservação e de dar maior evidência aos sítios arqueológicos.

O Diretor de Turismo da Prefeitura de Jaguarari e Coordenador Geral da Câmara Técnica de Turismo da Chapada Norte, avaliou como fundamental a visita de membros do IPHAN ao município e relatou tratar-se de um marco para a arqueologia local. “A visita nos dá um norte de como prosseguir o trabalho de exploração e preservação dos sítios arqueológicos contidos em nosso município. A visita abre também caminho para a intensificação de pesquisas e trabalhos acadêmicos, além de potencializar o turismo local, que pode ser impulsionado pelos achados, que são uma riqueza imensurável”.

Segundo o Diretor de Turismo, a visita do instituto contemplou os esforços necessários à consolidação, preservação e publicidade de sítios arqueológicos de Jaguarari.

 

Fonte: Secom