Dias após a Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, aderir oficialmente ao maior programa de melhoramento genético da história da bovinocultura brasileira, o +Pecuária Brasil, desenvolvido pela CONAFER (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil), as equipes da SEAGRI começaram a visitar os produtores rurais do município para realizar o cadastramento dos animais.
Inicialmente, 17 produtores e 80 animais foram cadastrados. Em breve, a CONAFER fará a doação de sêmens, com a efetiva inseminação e acompanhamento da gestação pelos técnicos, proporcionando maior produção, precocidade e desenvolvimento para os rebanhos dos jaguararienses.
A meta da Secretaria Municipal de Agricultura é cadastrar a maior quantidade possível de produtores no município, fomentando o setor e melhorando as condições socioeconômicas, gerando mais empregos e ampliando as receitas com o crescimento de toda a cadeia produtiva agropecuarista.
Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente
No último sábado (24/09), por volta das 14h15, policiais militares da 3ª CIA foram acionados na Rua do Engenho, em Jaguarari para averiguar a situação de um caminhoneiro que ao tentar realizar uma manobra ficou travado em frente a garagem da prefeitura, interditando a rua.
Ao chegar no local a guarnição pediu para o caminhoneiro de 50 anos descer do veículo, ao sair o acusado apresentava visível estado de embriaguez, sendo conduzido até o posto da PRF para realizar o teste do bafômetro, onde ele se recusou.
Diante da situação a PM conduziu o acusado até a Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim, onde foi constatado que havia um mandado de prisão em desfavor do caminhoneiro pelo artigo 155, que trata-se de furto. Na DT foram tomadas as medidas cabíveis.
Portal Jaguarari, com informações da PM
Um homem ficou ferido após uma batida frontal, na BR 407, altura do Km 99, próximo a Fazenda Alvorada, em Jaguarari. O acidente aconteceu no início da madrugada de domingo (25/09), por volta das 0h30 e envolveu um Chevrolet Celta, placas de Juazeiro-BA e um caminhão baú VW 15-180, licença de Feira de Santana-BA.
Ainda não se sabe as causas do acidente. O motorista do Celta identificado como José Nilton da Silva, 42 anos foi socorrido pelo SAMU para o Hospital Municipal de Jaguarari, onde até a manhã deste domingo aguardava regulação para uma Unidade Hospitalar mais avançada.
O trânsito no local ficou lento por cerca de uma hora até a remoção dos veículos para o acostamento, os trabalhos ficaram sob a supervisão de agentes da Polícia Rodoviária Federal que registraram mais um grave acidente no trecho de Jaguarari em um espaço curto de tempo.
Portal Jaguarari
Um motociclista morreu em um grave acidente envolvendo um veículo de carga na noite deste sábado (24/09), por volta das 18h10. O acidente aconteceu na altura do Km 103, da BR 407, próximo ao lixão de Jaguarari.
De acordo com informações, a vítima foi identificada como Ronaldo José Oliveira da Silva, 54 anos. Ele pilotava uma motocicleta quando se envolveu numa colisão com um veículo de carga não identificado, com o impacto Ronaldo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.
A Polícia Rodoviária Federal esteve no local registrando a ocorrência e disciplinando o trânsito. O DPT foi acionado, realizou os trabalhos de perícia, em seguida o corpo foi encaminhado para o IML de Senhor do Bonfim, onde passará por necropsia, posteriormente liberado para o último adeus dos familiares e amigos.
Portal Jaguarari
Fiéis católicos participaram neste domingo (25/09) do aniversário de 19 anos da Pastoral do Terço dos Homens de Jaguarari. A festa contou com procissão e Missa Solene na Igreja São João Batista.
Levando o estandarte e com o terço nas mãos, o encontro reuniu dezenas de pessoas, entre elas, homens e mulheres, adultos, jovens e crianças que a uma só voz rezavam e cantavam os seus louvores à Virgem Maria. Após a procissão pelo centro da cidade, em ação de graças pelos 19 anos do Terço dos Homens o encontro foi agraciado pela Missa Solene, presidida pelos Padres Antony Murigi e James Wahome. A celebração contou ainda com a Coroação de Nossa Senhora, homenagem aos membros do Terço que já faleceram e a Pastoral presenteando os Padres.
De acordo com José de Jesus, coordenador do Terço, os fundadores foram Antônio Nascimento (atual prefeito de Jaguarari), Padre João e uma Comunidade de Campo Formoso.
"Estou aqui nesta pastoral neste trabalho de evangelização que é muito bonito e a gente espera dentro da pastoral do terço que alguns irmãos venham participar também conosco, porque é um trabalho muito bonito, é um trabalho que a gente faz pra Deus e eleva o nome de Nossa Senhora isso é muito gratificante e hoje a pastoral está completando 19 anos.", disse José de Jesus.
O coordenador ainda aproveitou para convidar as pessoas à participarem do Terço que acontece sempre aos sábados as 19h, na Igreja Matriz, também o terço na sede da pastoral todas as quartas-feiras no bairro Mata Funda e a pastoral está com um novo projeto, que é o terço no monte, será uma vez no mês em um domingo, as 6h da manhã.
Portal Jaguarari
Os vereadores do PDT de Uauá, Bruno Lima, Mário Oliveira, Leila Lobo e Rodrigo de Zé Mário, que tiveram os Mandatos Cassados por Fraude à cota de gênero, em Sessão do Tribunal Superior Eleitoral, ocorrida em Junho deste ano, entraram com Embargos de declaração no Tribunal Superior Eleitoral, na tentativa de reverter decisão.
A Sessão que ocorreu em Plenário Virtual, iniciou no dia 16 de setembro e teve a finalização na tarde desta quinta-feira, 22. A decisão dos Magistrados foi unanime, pela rejeição dos Embargos , o placar foi 7 a 0.
Votaram pela rejeição o Ministro Presidente Alexandre de Moraes, Ministro Ricardo Lewandowski, Ministra Cármen Lúcia, Ministro Benedito Gonçalves, Ministro Raul Araújo0, Ministro Carlos Horbach, Ministro Sergio Silveira Banhos votaram seguindo o voto do relator, o Ministro Benedito Gonçalves.
Confira na íntegra abaixo no link anexo:
Arquivos
Nota de Esclarecimento
Uma ação conjunta realizada, na quinta-feira, 22, pela manhã, não resultou em apreensão, mas sim em conscientização. A ação alusiva à Semana Nacional do Trânsito foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Orientadores de Trânsito e os alunos do 7º e 8º ano da Escola Luiz Viana Filho.
A ação foi uma iniciativa da 3ª Companhia de Polícia Militar, pertencente ao 6º BPM, por intermédio do projeto “GUARDIÕES DA ESCOLA”, do qual fazem parte toda a rede de ensino no município de Jaguarari.
Nesta atividade, os estudantes no primeiro momento, participaram de uma palestra com o Capitão PM Crishwelber e a Cb PM Mércia sobre “EDUCAÇÃO E SEGURANÇA PARA O TRÂNSITO”. Após, os alunos fizeram uma passeata em favor da vida, sendo conduzidas para a Avenida Clementino Cunha, onde foi promovida uma blitz educativa, entrega de folders informativos à população, que incluíam temas como o transporte correto de crianças, direção sem bebida alcoólica, perigos do uso do celular ao volante, segurança na direção de motocicletas e incentivo a parceria dos condutores no convívio com os ciclistas e pedestres.
O Dia Nacional do Trânsito é celebrado por conta da criação do Código de Trânsito Brasileiro em 1997, com o objetivo de desenvolver a conscientização social sobre os cuidados básicos no trânsito, tendo como tema do ano “Juntos Salvamos Vidas”.
A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente no período compreendido entre 18 e 25 de setembro, conforme artigo 326 do CTB.
Estatística - Atualmente, os acidentes de trânsito são responsáveis por 1,3 milhões de mortes por ano em todo o mundo e milhões de pessoas feridas, algumas incapacitadas permanentemente. A maior incidência de acidentes envolve pessoas na faixa etária de 15 a 44 anos, o que significa uma expressiva parcela produtiva da sociedade.
Como parte das ações do Projeto Guardiões da Escola, a 3ª Companhia de Polícia Militar, participou no dia 15 de setembro, no COOPEJ, em Jaguarari, do ciclo de palestras para pais com o tema “Reflexões sobre o consumo de álcool e outras drogas entre jovens”. Foram convidados os responsáveis por alunos do Fundamental II e Ensino Médio.
O Cap PM Crishwelber, Comandante da 3ª CIA, abordou temas como as normas sociais, o uso de álcool e cigarros comuns e eletrônicos (vaper) e o impacto dessas substâncias no cérebro adolescente, as drogas sintéticas e seu consumo entre jovens e o papel da família na prevenção.
A senhora Neli, Diretora da instituição, ressaltou a importância das ações conjuntas entre o Colégio, família e Polícia Militar para a eficiência dos programas de prevenção que acabam contribuindo para que as relações familiares sejam mais positivas.
Fonte: 3ª CIA/PM
A Justiça Eleitoral anulou votos, cassou mandatos de todos os vereadores e suplentes do PT da cidade de Caldeirão Grande, com a decisão perdem o mandato: Anatália Rios (PT) e Moreira (PT).
Segundo Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), Na origem, o Democratas (DEM) do Município de Caldeirão Grande/BA ajuizou em desfavor do Partido dos Trabalhadores (PT) – municipal e dos candidatos ao cargo de vereador pelo referido partido, narrando suposta prática de fraude relativamente ao cumprimento dos percentuais de gênero exigidos no art. 10, § 3º, da Lei nº 9.504/1997, por meio da indicação alegadamente fictícia da candidatura de Micaele Silva Lemes ao mencionado cargo.
O DEM – municipal interpôs, então, recurso especial, com base nos arts. 121, § 4º, I e II, da Constituição Federal e 276, I, a e b, do Código Eleitoral, apontando, além de dissídio jurisprudencial, preliminarmente, a ocorrência de violação aos arts. 489, § 1º, III, IV e VI, e 1.022 do Código de Processo Civil e ao art. 275 do Código Eleitoral e, no mérito, a ocorrência de afronta aos arts. 10, § 3º, da Lei nº 9.504/1997 e 14 da Constituição Federal.
O Tribunal de origem não sanou as omissões que eram essenciais à solução do litígio e que foram suscitadas nos aclaratórios, a saber: a) a identificação do número de votos (a candidata recebeu apenas 1 voto); b) a ausência de atos de campanha e a participação em reunião de campanha em favor de outro candidato (a candidata, além de não ter feito campanha para si, participou de reuniões de alinhamento em favor de outro candidato, que é sobrinho de seu marido); c) a existência de registros financeiros idênticos aos de outras candidatas da mesma coligação (a candidata teve apenas uma despesa registrada, referente à compra de santinhos no dia 5.11.2020, por meio da contratação da mesma empresa, no mesmo dia e horário da coligação, resultando em três notas fiscais sequenciais – nºs 3158, 3159 e 3160); e d) a soma das circunstâncias fáticas, caracterizando negativa de prestação jurisdicional, bem como deficiência de fundamentação, em afronta aos arts. 489, § 1º, III, IV e VI, e 1.022, II, do CPC e ao art. 275 do CE.
A candidata do PT, Micaele Silva Lemes recebeu 1 voto, não fez campanha, não teve gastos compatíveis com uma campanha eleitoral, sua prestação de contas contém maquiagem contábil e ela possui relação de proximidade e parentesco com outro candidato ao mesmo cargo.
Diante da mesma situação fática, adotou entendimento diferente da jurisprudência do Tribunal Superior. Citou, no qual a corte reconheceu a existência de fraude. Ao final, pugnou pelo reconhecimento da nulidade dos acórdãos recorridos, determinando–se o retorno dos autos à Corte de origem a fim de que complementasse a prestação jurisdicional com o enfrentamento dos pontos elencados nos aclaratórios. Caso não fosse esse o entendimento, requereu fosse dado provimento ao recurso especial, julgando–se procedente a ação, reconhecendo–se a ocorrência de fraude à cota de gênero e determinando–se a cassação dos mandatos dos recorridos, nulidade e contagem de votos.
Este foi o segundo caso de candidaturas femininas fictícias em Caldeirão Grande, anteriormente a Justiça Eleitoral havia anulado os votos recebidos pelo PSD, cassando o vereadores eleitos de oposição Thiago e Rogério, agora resta apenas o vereador presidente da Câmara, Vagner Oliveira na oposição caldeirãograndense.
Agencia DC
De acordo com informações, um veículo branco se aproximou da vítima que caminhava numa calçada, quando os ocupantes do carro efetuaram cerca de dois a três disparos de arma de fogo contra o jovem identificado como Doelson Santos da Silva, 18 anos, natural de Jaguarari. O SAMU ainda foi acionado, porém a vítima já estava sem vida.
Os suspeitos fugiram do local. A Polícia Militar da 3ª CIA foi chamada e preservou o local do crime, até a chegada dos investigadores da Polícia Civil e dos peritos do DPT, que realizaram os procedimentos de praxe, em seguida o corpo foi encaminhado pelo rabecão para o IML de Senhor do Bonfim.
Portal Jaguarari
A 3ª Companhia de Polícia Militar de Jaguarari veiculada ao 6⁰ Batalhão recebeu duas viaturas com a nova identidade visual, na manhã desta sexta-feira (16/09). As novas viaturas são na cor cáqui claro e substitui a anterior de cor azul, o modelo permanece sendo uma Chevrolet S10.
As viaturas irão reforçar o policiamento do 1⁰ e 2⁰ Pelotão, Jaguarari e distrito de Pilar, respectivamente e são preparadas para o patrulhamento tanto na área urbana quanto rural.
“A modernização agrega valor e faz parte de um cuidado institucional com a nossa corporação, com o bem-estar da tropa e com a melhoria de prestação de serviço à sociedade com base em critérios, estudo e evitando impacto orçamentário”, ressalta o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, que aprovou a nova estética visual.
De acordo com a PM, serão entregues 728 viaturas com a nova identidade visual em toda Bahia e a frota terá mudança gradual.
Portal Jaguarari
Além do Programa de Aração de Terra que vem beneficiando e incentivando a produção em todo o município, oferecendo melhores condições para que os produtores rurais possam desenvolver o seu trabalho.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos está fornecendo equipamentos na produção de silagem de milho na zona rural, onde os produtores rurais poderão fazer a estocagem para alimentar seu rebanho no período de estiagem.
Promover ações que venham beneficiar os agricultores de nosso município é uma preocupação do secretário Aílson Souza, que vem desempenhando diversas ações para propiciar avanços relacionados à produção rural.
POrtall Gameleira
O edital de concorrência foi lançado pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA) no final do mês de agosto e a abertura dos envelopes das propostas está agendada para 11 de outubro de 2022. A obra está orçada em R$ 22.416.132,13 (vinte e dois milhões, quatrocentos e trinta e dois reais e treze centavos)
Serão 72 quilômetros de estrada em revestimento primário, partindo de Serra dos Morgados, município de Jaguarari, até chegar ao povoado de Lutanda, município de Pindobaçu.
A obra é de inteira responsabilidade do Governo da Bahia e caberá às cidades por onde passará a via (Jaguarari, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Antônio Gonçalves e Pindobaçu) a manutenção e sinalização turística em seus respectivos territórios.
Em Jaguarari, a Rota do Ecoturismo será estabelecida nas localidades de Serra dos Morgados, Covão, “Licuri”, Bendó e Cachoeira dos Betes, em um total de 15 quilômetros de extensão, interligando Jaguarari aos demais municípios que compõem a rota.
“É um projeto grandioso do Governo do Estado que irá potencializar o ecoturismo em toda a nossa região. A construção da proposta partiu da nossa equipe de governo, e que, quando apresentada, foi aprovada pela SEINFRA. Futuramente, nos mais de 70 quilômetros de paisagens e belezas naturais da microrregião, deverão ser instaladas pousadas, restaurantes e congêneres, lojas de conveniências, produtos artesanais e da agricultura familiar. Ou seja, além de dar evidência às riquezas naturais de toda a região, a Rota do Ecoturismo oferecerá aos turistas locais de hospedagem e consumo, o que se converterá em ocupação, emprego e renda para suas respectivas populações e dividendos para os municípios por onde passará a estrada”, disse o prefeito Antônio Nascimento.
Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente
#CuidandodaNossaGente
#Jaguarari
#Ecoturismo
A Pauta da 21ª Sessão da Câmara de Vereadores de Uauá, a ser realizada nesta quarta-feira (14), está recheada de informações que podem agradar a sociedade uauaense. Na Ordem do dia, está a Publicação de um Projeto de Lei que dispõe sobra à revogação da Lei Municipal que instituiu a COSIP-contribuição para Custos do Serviço de Iluminação Pública no Município de Uauá-Bahia:
O Projeto de Lei nº004/2022, de autoria dos vereadores de oposição Adílio Moraes Cardoso (PCdoB), Elson Aroeira (PSC), João Bosco Gonçalves da Silva (PCdoB), José Borges Ribeiro Junior (Republicanos) e José Cordeiro da Silva (PSC) trata sobre revogação da “Lei Municipal n.º 643 de 22 de setembro de 2021, que instituiu a COSIP – Contribuição para custeio do Serviço de Iluminação Pública no Município de Uauá”.
A justificativa, segundo os vereadores se faz necessário devido ao “aumento exorbitante e absurdo na conta de luz da população uauaense, em tempos de desemprego, perda do poder de compra e inflação dos alimentos.”
E “CONSIDERANDO que a Lei instituidora da COSIP, não obedeceu ao regramento desta Casa Legislativa, tanto quanto da criação de um novo imposto, pois não introduziu no Código Tributário Municipal o imposto criado, e nem mesmo foi instituída por Lei Complementar própria (como determina o Artigo 79-A da Lei Orgânica Municipal), mas sim por lei ordinária, cuja tramitação e quorum são mais simplificados, o que macula a lei em questão desde o início do processo legislativo.”;
Fonte: Portal Uauá