Poluição em região de grota preocupa Secretaria Municipal de Meio Ambiente e agressores da natureza poderão ser punidos

A degradação ambiental na extensão territorial do município de Jaguarari tem preocupado integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Em recente fiscalização promovida na região do Bendó, servidores da referida secretaria constataram a existência de um considerável volume de resíduos sólidos espalhados pela área de Grota, que é de frequente visitação por pessoas para passeios e atividades físicas e radicais. 

Imagens feitas pela equipe na região comprovam o tamanho da agressão ambiental.  Sacolas plásticas, copos descartáveis, garrafas pet, objetos de vidro, entre outros, de difícil decomposição, foram encontrados em uma grande extensão daquela região. A ação, que para muitos é inofensiva, na verdade é nociva ao meio ambiente, uma verdadeira ameaça à convivência harmônica do homem com a natureza e que é caracterizada como crime, sujeito a duras penas para quem for flagrado poluindo o meio ambiente. 

A fim de evitar problemas, a orientação da Secretaria de Meio Ambiente é para que visitantes do local, ou de outras áreas naturais, em hipótese alguma, dispensem qualquer material de difícil decomposição no solo. 

De acordo com a Lei 9.605\1998, a pena para quem causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam ocasionar danos à saúde humana, ou que provoquem mortalidade de animais ou destruição significativa da flora, é de reclusão de um a quatro anos e multa. 

Denúncias sobre qualquer ato de infração às leis ambientais podem ser feitas diretamente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, situada na Rua Castro Alves, Centro de Jaguarari, ou pelo telefone 74 99936-0827.

Ascom Jaguarari – Governo Cuidando da Nossa Gente