CÂMARA DE JAGUARARI EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO CIDADÃO JAGUARARIENSE Pe. JAMES W. IRUNGU

A Câmara Municipal de Jaguarari, por intermédio de seus vereadores e servidores, neste dia 15 de novembro, data especial para a vida política do país e, por conseguinte, para a sociedade jaguarariense, além do reconhecimento a essa conquista, excepcionalmente, se manifesta acerca de uma perda, dessas que não se pode calcular. 

Falamos de uma vida, de um jovem sacerdote, que num curto espaço de tempo, trouxe a esta paróquia todo o vigor e juventude de sua fé. Esta que se renovava a cada celebração, a cada visita comunitária, a cada encontro de formação, a cada cumprimento. 

E a beleza dessa renovação é que ela nunca acontecia solitariamente para um homem que fazia do anúncio de sua fé sua vocação – ela chegava ao outro com quem James se relacionava – uma fé que alegrava, confortava e entusiasmava. 

Se perdemos a presença física do Pe. James, por outro lado, conquistamos para as nossas vidas o que de mais valioso ele tinha para nos oferecer – e ofereceu: sua fé na edificação de um mundo melhor, de pessoas melhores, capazes de propagar a riqueza dos valores que o cristianismo ajudou a edificar, os quais influenciaram o mundo do direito, da política e da sociedade: dignidade humana, bem estar, solidariedade e subsidiariedade. Fundamentos da Doutrina Social da Igreja, diretrizes da vida do Pe. James e princípios que nós diuturnamente buscamos e devemos cumprir. 

Perdemos mais que um sacerdote de visita por força de sua missão; um amigo que conquistamos; perdemos alguém que admirávamos; perdemos um cidadão jaguarariense. 

Sim, Pe. James Irungu era cidadão honorífico de Jaguarari! Porque recentemente, a Câmara Municipal aprovou projeto de resolução de autoria do vereador Valdemilson Vieira para a concessão de Título de Cidadão Jaguarariense ao Pe. James. 

Lamentamos não ter havido tempo para que ele recebesse em suas mãos essa honraria que por unanimidade dos edis foi aprovada. Ainda assim, reiteramos: Pe. James foi um cidadão jaguarariense! Um homem de Deus que passou entre nós, perpetuou sua simplicidade, sabedoria e amor – legados que fazem de sua história de vida um modelo e para nós que tivemos o privilégio e graça de tê-lo como líder espiritual, causa de orgulho e sentimento de gratidão. 


Jaguarari, 15 de novembro de 2022
Vereadores e servidores da Câmara Municipal de Jaguarari