outubro 07, 2015
A+ A-

CÂMARA ESTUDA TRANCAR A PAUTA EM PROL DOS AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS E NÃO CUMPRE

(DISCURSO DOS VEREADORES)

 

No último dia 20/03/2015 o vereador Antônio Marcos (Marquinhos) saiu em defesa do pagamento do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff desde o dia 17/06/2014, ou seja, quase 1 ano e 4 meses. Na ocasião o vereador sugeriu que a pauta da Câmara fosse TRANCADA para projetos do EXECUTIVO até que fosse dada uma solução ao cumprimento do pagamento do salário dos Agentes. No momento em que sugeria o trancamento da pauta, o vereador Américo se declarou favorável. No entanto o vereador Paulinho Morgado se opôs ao fato de o momento não ser apropriado e ter outros assuntos, também, importantes. O vereador Franco Melo pediu aguardar o resultado do requerimento de indicação ao prefeito ver qual a resposta do executivo para que a partir daí fosse tomada uma decisão.

Esta sugestão de trancar a pauta aconteceu há 7 meses e até o momento os vereadores que se comprometeram com a causa dos AGENTES não se manifestaram a respeito de trancar a pauta.

Recentemente o vereador Marquinhos voltou a abordar o assunto piso salarial das categorias, ocasião em que o vereador Franco Melo afirmou em Sessão que já enviou ofícios à Secretária de Saúde, IZABELA PRISCILLA, porém sem retorno.

A vereadora Clenilda Ananias também se comprometeu que no dia estaria com o prefeito e acertaria uma posição dele, sem retorno até então.

O prefeito Antônio Nascimento, que tem a responsabilidade de pagar o salário dos funcionários, não se posiciona de forma alguma, parece até covardia com estas categorias. Por vezes, a Secretária de Saúde alegou que não paga o salário dos Agentes porque o Governo Federal não repassou o valor abordado na Lei, porém os funcionários trabalham para o município.

O que estranha em tudo isso é que ao passo que a secretaria de saúde e prefeitura não paga os salários dos Agentes, pagaram no mês de abril, o valor de R$7.300,00 ao senhor PAULO HENRIQUE VLAN DE CASTRO GRANHA para a elaboração do PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DO PISO SALARIAL dos Agentes de saúde e agentes de controle de endemias.

img706

Daí fica a dúvida, o pagamento do piso não se dá por falta de recursos ou porque o gestor municipal não valoriza o trabalho das categorias?