CRIADORES DE CAPRINOS E OVINOS PEDEM PROVIDÊNCIAS ÀS AUTORIDADES CONTRA CRIADORES DE CÃES QUE ATACAM SUAS CRIAÇÕES

Na manhã desta segunda-feira (8 de agosto), o morador de Juacema e criador de caprino e ovino, José Milton, entregou ao departamento de jornalismo da Rádio Top Fm 104.9 uma carta onde relata o seu descontentamento para com as autoridades do Município de Jaguarari, no que se refere a negligência em proteger os criadores de animais de pequeno porte: caprinos e ovinos. Segundo Milton, não só seus animais, como animais de diversos criadores espalhados por todo o território jaguarariense têm sofrido inúmeros prejuízos causados por ataques mortais de cães. Em um documento entregue na emissora, José relata que já acionou a Justiça local, mas que nenhuma investigação teria sido conclusiva e que nenhum tutor de cão teria sido punido, muito menos nenhum criador teria obtido o reembolso dos prejuízos.

Nas palavras de José Milton "é doloroso chegar ao curral ou à roça e encontrar cabras recém-paridas berrando porque suas crias teriam sido mortas por cães que as atacam, além do prejuízo causado". Milton condena com veemência os donos dos cães, já que criam estes animais de forma errada, muitas das vezes deixando-os com fome, o que força-os a praticarem tais atos. Milton disse ainda que "muitos criadores já não suportam mais tantas baixas em seus rebanhos e em suas finanças, pois investem na compra de rações e medicamentos e nenhuma autoridade se preocupa em encontrar uma saída/solução para a situação, o que tem gerado diversos conflitos entre criadores de cães e produtores que lutam tanto para criar os animais para alimentar os criadores de cães e a sociedade me geral."

Por fim José Milton deixa um apelo: "Como pequeno produtor peço esclarecimento a justiça, as autoridades competentes, a sociedade em geral que adotem normas e leis para que os criadores de cães criem seus animais em condições dignas, seguras e vigiadas para que não causem dor e prejuízos e aos companheiros criadores, união, para que juntos possamos lutar por essa causa."