novembro 09, 2015
A+ A-

FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM...

.... Este texto muito conhecido, muito falado e pouco utilizado em nosso cotidiano. Pessoas que ajudam pessoas, pessoas que buscam fazer o bem ao próximo, estas pessoas existem. E as vezes estão bem próximas de nós ou até mesmo ao nosso redor por esta vertente, e pela outra as que são beneficiadas, estas se tornam a fonte de energia que impulsionam aos batalhadores, aos guerreiros que lutam por dias melhores ao próximo.

Entre algumas dessas pessoas que buscam uma perspectiva de vida melhor e menos sofrida para o próximo iremos versar sobre uma pequena parte da história de alguém que vem ampliando o conceito de solidariedade, estamos falando do senhor Raimundo Costa dos Santos conhecido popularmente como (Raimundo da Macambira). Seu Raimundo é um eterno defensor das causas sociais que partiu nos anos de 1970 do povoado de Macambira que fica localizado na cidade de Jaguarari na Bahia, para São Paulo, assim como centenas de nordestinos que partem a procura de melhorias ao seio familiar.

Raimundo, desde que chegou a São Paulo, não se continha com as injustiças sociais. Inicialmente fez parte do Sindicato dos Rodoviários, foi diretor de transportes, diretor da CUT São Paulo e do ABC paulista, dentre outras, e secretário de saúde da cidade de Engenheiro Coelho, também no estado de São Paulo.

site brEm 2011 e chegada a hora de seu Raimundo voltar a terrinha que em seus sonhos seria motivo de alegrias, muitas alegrias que ele não tinha nenhuma precisão do que lhe esperava, foi então que seu Raimundo decidiu vir embora em definitivo. O objetivo era descansar, mas ao se deparar com várias situações precárias vividas por várias famílias jaguararienses, Ele não conseguiu fingir que não estava vendo e começou a buscar outras pessoas com o mesmo ideal: ajudar o próximo. Foi aí que o objetivo comum a outras pessoas como Mário Alves, “Zé do Rato”, Bruno Ramalho, Gerson Almeida, Salomão (Loló), Louiri da Barrinha e tantos outros se concretizou, e em 12 de setembro do corrente ano surgiu a ADESNOR (Associação para o Desenvolvimento Econômico e Social do Norte da Bahia) inaugurando a sua sede provisória situada no Povoado de Aroeira, na zona rural da cidade de Jaguarari.

A ADESNOR, como reza seu Estatuto no Artigo 3º: tem como objetivo: Realizar parcerias e convênios com entidades públicas e privadas nacionais e internacionais com a finalidade de promover o desenvolvimento de todo o norte do estado da Bahia. Nesse momento se inicia uma tarefa difícil complicada e ao mesmo tempo gratificante é como se ganhasse um prêmio a cada ação correspondida.

Visando, pelo menos, amenizar parte do sofrimento e ausência do poder público na vida de muitas famílias, principalmente nesta região da Bahia, estão sendo, inicialmente, disponibilizados os diversos serviços e atendimentos para a população auxiliando-os e orientando-os, pois, assim, concretizar-se-á de forma satisfatória o sonho idealizado por este guerreiro.

No momento a ADESNOR está atendendo apenas o município de Jaguarari, mas em pouco tempo outros municípios do norte da Bahia também terão ações desta entidade.

É assim, com pessoas como o seu Raimundo com o ideal de servi ao próximo não importando a quem quer que seja que aos poucos iremos construir vidas melhores a aqueles que precisam e fazer valer o poder da palavra que diz. “Fazer o bem sem olhar a quem”.