janeiro 16, 2016
A+ A-

CANSADOS DO ABANDONO, MORADORES DA TRAVESSA SANTA ROSA DE LIMA COMPRARAM A TUBULAÇÃO E FIZERAM, ELES MESMOS, A REDE DE ESGOTO

A nossa equipe recebeu a informação na tarde desta sexta-feira (15/01) que um fato inusitado estaria acontecendo aqui em Jaguarari, mas precisamente na Travessa Santa Rosa de Lima, Bairro Odilon Gonçalves. Segundo o que nos foi passado, os moradores da referida Travessa teriam feito, com seu próprio dinheiro e mão de obra, a rede de esgoto. Fomos até lá conferir de perto e ouvir a população e confirmamos a veracidade do ocorrido.

IMG_9604 (Copy)

Um grupo de moradores nos disse que tomaram esta medida porque não suportavam mais o mau cheiro e a lama fétida escorrendo nas portas de suas casas, sem contar o risco de contaminação que viviam, então resolveram comprar os canos (mais de 60 metros) e fazerem eles mesmos a rede de esgoto para se livrarem da péssima situação e falta de respeito.

IMG_9619 (Copy)

 

Ainda segundo os moradores, o atual prefeito (Seu Antônio – PT) esteve na localidade nas duas eleições – 2008 e 2012, o prefeito, nas ocasiões candidato, prometeu que caso vencesse as eleições, faria a rede de esgoto e o calçamento da Travessa, porém 7 anos se passaram e o prefeito Seu Antônio nunca mais retornou lá e nem resolveu o problema deles. Passaram-nos ainda que há mais de 3 meses, o pessoal da secretaria de Obras e Infraestrutura (do secretário Antônio Xavier) estiveram lá, mediram e nunca mais retornam e nem deram qualquer explicação. Disseram ainda, os moradores, que chegaram a solicitar do secretário uma máquina para dar uma ajeitada na rua, no entanto nunca foram atendidos.

IMG_9617 (Copy)

 

Entramos em contato com o secretário Antônio Xavier, que nos informou que não estava ciente da situação e muito menos que os moradores teriam adquirido a tubulação e por conta própria executado o serviço. Disse ainda que o problema de esgotamento sanitário é recorrente e fruto de uma falta de planejamento de gestões passadas, mas que a atual administração vem tentando, na medida do possível, palear as deficiências e que o gestor municipal já buscou junto a Embasa e Funasa uma parceria na tentativa de corrigir esta deficiência, ainda segundo Xavier, falta apenas sair a licitação que é de responsabilidade da Embasa.IMG_9615 (Copy)