janeiro 13, 2016
A+ A-

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE JAGUARARI INDEFERIU, EM CARÁTER DEFINITIVO, O FUNCIONAMENTO DE ANTENAS DE TELEFONIA MÓVEL DENTRO DA CIDADE

Agora neste mês de janeiro está completando um ano que foi dada entrada no processo de licenciamento para a instalação e funcionamento de uma nova antena de celular aqui na cidade de Jaguarari e por mais que a empresa CENTENNIAL TOWER tenha esclarecido de forma técnica e científica, na audiência pública, que não há nenhuma comprovação de malefícios causados ao ser humano por radiações eletromagnéticas das antenas de telefonia móvel, a secretaria municipal de meio ambiente decidiu agir de acordo com o “achismo” e crendices popular, jogando até mesmo contra todos os argumentos legais e científicos e de forma incompreensível vetou em caráter definitivo que operadoras de celular instalem antenas na torre situada à Rua dos Bandeirantes.

As antenas iriam melhorar e ampliar a qualidade dos serviços da operadora VIVO e CLARO à população da sede e interior do município, mas infelizmente a secretaria de meio ambiente não possui capacidade técnica para dirimir tamanha responsabilidade em uma decisão que está além de sua atuação. Uma secretaria que não demonstrou nenhuma habilidade na sua pasta para evitar que os LIXÕES a céu aberto ainda existam em nosso município, uma secretaria que não possui uma ação, sequer, no combate à depreciação dos mananciais existentes em nossa terra, uma secretaria que não implantou um único projeto de revitalização das nascentes dos rios, uma secretaria que não conseguiu impedir ou reduzir a extração desenfreada de madeira e muito menos conseguiu regulamentar a retirada de areia e barro das margens das estradas que cortam a região da areia, como poderia ter capacidade técnica de decidir o que é legal ou não na instalação de uma antena de telefonia?

Os “achismos” atribuídos a supostos casos de câncer causados por estas antenas de celular caem aos pés desta secretaria quando o município não possui qualquer controle nas instalações de antenas, da própria prefeitura, de internet wifi, antenas muito mais potentes e instaladas sem nenhum critério e muito menos possuem liberação por parte da ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações. Infelizmente a população de Jaguarari permanecerá sendo administrada na base do “eu acho que faz mal” e o prefeito SEU ANTÔNIO permanece compactuando com atitudes despreparadas desta secretaria. Neste jogo de IGNORÂNCIA técnica os únicos perdedores são os moradores desta terra.

Observem as antenas instaladas em órgãos públicos, pela prefeitura de Jaguarari. A secretaria de meio ambiente autorizou através de que ato, de qual lei? Será que esta mesma secretaria possui conhecimento capaz de identificar que estas antenas instaladas sem qualquer critério técnico e de forma clandestina, sem autorização da ANATEL emitem muito mais ondas eletromagnéticas que as antenas de telefonia móvel?

IMG_9518 (Copy) (Copy)

IMG_9522 (Copy) (Copy) IMG_9525 (Copy) (Copy) IMG_9529 (Copy) (Copy) IMG_9541 (Copy) (Copy) IMG_9564 (Copy) (Copy) IMG_9583 (Copy) (Copy)

20160112_181830 (Copy)

20160112_182501 (Copy)

Tentamos o contato com a secretária Glécia, porém não atendidos em nenhuma ligação até o fechamento desta matéria.

Fica o espaço à disposição da secretaria de meio ambiente e do prefeito para quaisquer esclarecimentos.